O EPI FLORESTAL NÃO É FARDA! (Sim, por Incrível que Pareça...) - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

O EPI FLORESTAL NÃO É FARDA! (Sim, por Incrível que Pareça...)

 


Sim, por incrível que pareça, não é.

No entanto, cada vez vejo mais Corpos de Bombeiros (ou seja, os seus Bombeiros), a fazer formaturas, desfiles, juramentos de bandeira, procissões, e outros tantos "eventos protocolares" com ele vestido. Há até elementos de Comando que o vestem em cerimónias de aniversário ou mesmo Bombeiros que vão com ele vestido a formações que nada têm a ver com o âmbito florestal...Enfim.

Já sei que é bonito, assenta bem e está cheio de fitinhas amarelas muito bonitas e tem aquele espetacular detalhe do "DRD" atrás que é um dispositivo que serve para nos resgatar caso fiquemos imobilizados e tal (Sim, sim... já algum de vocês experimentou aquilo? um Bombeiro de 75/80kgs arrastado com aquilo é um cenário digno de sketch de um qualquer programa de humor), mas meus amigos... Tenham um bocadinho de brio. Andar com isso vestido fora do âmbito que foi desenhado é como andar de EPI Urbano todo o inverno. Mais: estão a desgastar o material, que com o uso (indevido,leia-se) perde gradualmente as propriedades e se torna invariavelmente numa "falsa segurança". Além de que, andar a fazer ocorrências de EPH com aquilo torna-se claramente ridículo. É como um médico ir trabalhar de sachola para o hospital só porque tem horta em casa.

Temos um Regulamento de Uniformes de Bombeiros quase obsoleto (dizem que vem aí outro, mas tal como no tópico das EIP, fico-me pelo "ver para crer" até sair), é verdade. Contudo é o nosso RUB, e tem mais que uma farda predeterminada para cada situação. Ir de EPI Florestal para outra coisa que não um incêndio florestal ou rural, só contribui para a opinião pública dizer que somos uns indisciplinados sem brio nem rigor.

E não me venham com a desculpa de "ah mas esta todos têm, a farda 2 ou o grande uniforme nem todos têm disponibilidade de comprar"... então não há dinheiro para uma camisa e umas calças simples, mas há quase 500€ para um EPI que é usado 3meses por ano no seu real objetivo? E a farda 3, que é "para tudo", onde anda? Uma formatura de Farda 3 nunca foi vergonha para ninguém, até fica bonito, todos de vermelho alinhadinhos com o cinto de guarnição a esconder a barriga (brincadeira, não resisti, desculpem hihi).

Vá, vamos lá tentar andar todos de igual, e evitar esta crescente parvoíce de tornar o EPI Florestal em farda 3 modernizada. Adotem lá o que quiserem (softshells, e casacos disto e daquilo) mas por favor, vamos deixar os EPI para o que foram criados e testados: OCORRÊNCIAS.

Por falar nisso, vou indo que está a...

Sem comentários:

Enviar um comentário