"Coitadinho do Bombeiro" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 5 de setembro de 2023

"Coitadinho do Bombeiro"

 


Lá vamos nós outra vez dar pancada nos ceguinhos...


Então agora virou moda outra vez andar a fazer posts com fotos a dormir no chão? Ao pé do VFCI em pleno alcatrão, sem segurança nenhuma, sujeitos a ser atropelados por um veículo que passe ou pior, por um VFCI de colegas que se encaminhem?

Até quando? Somos melhores que isto, minha gente...


Confesso que me tirou completamente dos nervos ver as fotos numa certa página de Bombeiros, ainda por cima a glorificar atos daqueles como "heróicos" e "de mostra de grande sacrifício" ... sacrifício é ter que aturar palhaçadas destas dos mesmos que andam constantemente a dizer que temos que ser equiparados a forças militarizadas profissionais como UEPS e FEPC... A eles ninguém os vê nestas figuras, e olhem que têm sempre a imprensa e meio mundo a olhar para o que fazem.


Sou de uma terra (e distrito) habituada a incêndios rurais... Todo o ano. Começam lá para o final de Fevereiro, com as renovações de pastos, queimas descontroladas e tal, e vão até bem ao fim de Outubro ou início de Novembro até se o tempo assim permitir com uns quantos apoios a terras vizinhas pelo meio. Portanto não, não me venham com a treta de "sabes lá o que é andar no mato horas a fio" ... é, não cola essa.


Glorificar tretas destas só mostra o mal que as nossas prioridades estão definidas nos Bombeiros por esse país fora. Quer dizer, então andamos a dormir no chão e debaixo do VFCI porque gastar 250, 300 Euros em 5 "burros de mato" (sempre gostei deste nome, principalmente porque burro era o que não queria dormir neles)  fica muito dispendioso, mas no fim do DECIR lá aparece uma VDTD novinha e um VCOT Ford Ranger Raptor (o nome certo é mesmo este, Raptor é versão, não é modelo) cheia de luzinhas e LED's para o Sr. Comandante ir estacionar para o posto de comando enquanto os Bombeiros dele ficam a fazer as figurinhas que vemos nas fotos.


Odeio a imagem do Bombeiro coitadinho. Odeio. Não me identifico, sei que muitos de vocês também não, e continuo a defender que é um dos cancros que temos na nossa profissão. São coitadinhos? Mudem de profissão. Há muito mais onde o ser. Mas aqui? Aqui veste-se a farda com BRIO, ORGULHO, PAIXÃO e sobretudo VONTADE. E se em vez de darem os parabéns ao Comandante pelo "maquinão" novo, lhe perguntarem se na mala não vêm 5 ou 10 burros de mato para o pessoal ter conforto ou um merecido descanso depois de umas horas valentes de mato, não perdem nada, e pode ser que alguém ganhe juízo.


Deixem-se de coitadinhos, que de boas intenções está o inferno cheio.


Agora se me permitem, vou ali ao centralista outra vez...


TOCA A SIRENE !!

Sem comentários:

Enviar um comentário