GNR detém em flagrante suspeito de fogo florestal em Alijó - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 7 de março de 2023

GNR detém em flagrante suspeito de fogo florestal em Alijó

 


Um homem de 68 anos foi detido em flagrante, em Alijó, pelo crime de incêndio florestal, após uma queima autorizada que se descontrolou, anunciou esta terça-feira o Comando Territorial de Vila Real da GNR.


Após um alerta de incêndio florestal, os militares do Posto Territorial de Alijó deslocaram-se ao local e apuraram que, na sua origem terá estado "uma queima de sobrantes autorizada, que se descontrolou devido à não adoção das medidas de segurança necessárias".


Este fogo, segundo informou a GNR de Vila Real, em comunicado, "consumiu uma área de mato rasteiro e pinhal de aproximadamente 0,2 hectares".


No decorrer das diligências, o alegado autor da queima foi detido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Alijó.


No dia 25 de fevereiro, a GNR deteve um outro homem de 66 anos, também em flagrante e em Alijó, por um incêndio que terá tido origem numa queima não autorizada que se descontrolou


No dia 2 de março, segundo a Guarda, um homem de 71 anos foi constituído arguido por incêndio florestal, no concelho de Vila Real, devido a uma queima de sobrantes autorizada que se descontrolou.


Durante o ano de 2022, o Comando Territorial de Vila Real identificou 46 suspeitos de incêndios florestais, dez dos quais foram detidos em flagrante.


A GNR reforçou que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal, que a realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural 'muito elevado' ou 'máximo', estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos.


Para evitar acidentes, a Guarda pede que sejam seguidas as regras de segurança, que as pessoas estejam sempre acompanhadas e tragam o telemóvel.


Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário