Equipa operacional no Chile regressa a Portugal esta 3.ª-feira - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Equipa operacional no Chile regressa a Portugal esta 3.ª-feira

 


A Força Operacional Conjunta Nacional (FOCON) que esteve no Chile a apoiar no combate aos incêndios florestais regressa a território nacional esta terça-feira, dia 28 de fevereiro, informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.


A sua chegada está prevista para as 15h50 de hoje, no Terminal Militar de Figo Maduro, em Lisboa. 


Coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a equipa era composta por um total de 144 operacionais, nomeadamente dessa mesma autoridade, da Guarda Nacional Republicana, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (Força de Sapadores Bombeiros Florestais), das Corporações de Bombeiros da região de Lisboa e Vale do Tejo e do Instituto Nacional de Emergência Médica.


Fizeram parte, também, elementos da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC - mais concretamente, do Núcleo de Apoio à Decisão e Análise de Incêndios Rurais, das Equipas de Análise e Uso do Fogo, e da Unidade Especializada de Intervenção Aeronaves não Tripuladas.


A equipa esteve 17 dias na província de Concepción, na região de Biobio, uma das mais afetadas, nos últimos tempos, pelos incêndios florestais no país.


A mesma nota de imprensa recorda que a ajuda de Portugal decorreu no âmbito do pedido de assistência internacional para combate a incêndios florestais, formulado pelas autoridades chilenas através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.


Os fogos no Chile - alimentados pelas temperaturas elevadas, baixa humidade e ventos fortes - devastaram já mais de 450 mil hectares no país. Pelo menos 25 pessoas morreram e outras 44 foram já detidas por possível negligência ou intencionalidade na origem dos mesmos.


Registaram-se, ainda, milhares de habitações destruídas, com 17 mil animais a terem, também, perdido a vida no decorrer desta tragédia.


Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário