Investigador alerta para comportamento cada vez mais intenso do fogo - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Investigador alerta para comportamento cada vez mais intenso do fogo

 


"Analisando com detalhes e cruzando informações, nomeadamente dos incêndios que têm estado a ocorrer em Espanha, há um dado que seguramente deve fazer refletir todos aqueles que estudam esta matéria, que é a progressão aceleradíssima das frentes de fogo e depois, por outro lado, a intensidade e a energia que é criada pelo próprio incêndio", disse o presidente do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil (CEIPC).


Duarte Caldeira, que pertenceu também ao observatório técnico independente criado pelo parlamento até 2021 para avaliar os incêndios florestais, fez à Lusa uma leitura dos fogos que se tem registado no país desde 08 de julho e que já consumiram mais de 45.000 hectares em 15 dias.


"A constatação destes últimos dias e das informações que tenho recolhido é que o fogo está a ter um novo comportamento e tem uma grande aceleração e uma grande intensidade. Esta circunstância das correntes multidirecionais geradas pelo próprio incêndio levarem a que o fogo se expandisse em múltiplas direções e dando origem a novas ignições", descreveu, frisando que esta é "uma situação nova".


O antigo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Escola Nacional dos Bombeiros considerou que este novo comportamento do fogo, que se espalha com muita facilidade, deve ser objeto de estudo e de análise especifica, uma vez que estes fenómenos vão ocorrer mais vezes no futuro.


Nesse sentido, o especialista defendeu que, até ao final de outubro, quando termina o período de maior incidência de incêndios florestais, deve recolher-se informação para depois ser feita uma análise multidisciplinar com operacionais, políticos, academia e cientistas.


"Estamos na presença de eventos extremos que vão continuar a suceder-se, vão passar a ser algo regular e com o qual temos que conviver. Olhemos então para o nosso sistema, tal como está configurado, e perceber se está ou não adaptado a esses desafios", disse, ressalvando que o sistema atual nasceu num quadro diferente daquele que se está a viver atualmente.


Duarte Caldeira destacou o comportamento do dispositivo de combate a incêndios perante a intensidade do fogo e da severidade meteorológica registada, realçando "a substancial redução do numero de ignições".


"Se tivermos em consideração a severidade e estes novos dados do comportamento do incêndio, é claro que há aqui um dado que é uma redução substancial do número de ignições e se compararmos com 2003 e 2005 em particular, dois verões dramático e onde efetivamente chegou a haver mais de 400 ignições num dia", disse.


Duarte Caldeira afirmou que em 2003 e 2005, quando arderam mais de 400 mil e 300 mil hectares respetivamente, o sistema colapsou.


"Este ano, qualquer pessoa séria que queira abordar esta questão tem que reconhecer a dimensão da resposta", sublinhou, considerando que "é justo reconhecer que se denota uma evolução positiva na organização, estratégia, mobilização e comunicação do dispositivo de combate".


O presidente do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil destacou igualmente que hoje os decisores políticos e operacionais transmitem à população "confiança e não transmitem o dramatismo e a desorientação que, muitas vezes, ao longo dos anos, transmitiam".


Duarte Caldeira saudou também a decisão assumida em algumas fases de alguns incêndios que não havia condições de combater devido à sua intensidade, salvaguardando assim a vida dos operacionais.


O especialista criticou, por outro lado, que os relatórios oficiais nos últimos dois anos tenham "subvalorizado a redução da área ardida como se estivesse na presença de alguma coisa que fosse estrutural e que fosse para manter".


"É tempo de acabar com o campeonato das áreas ardidas, que é uma forma de não olhar para este problema com a racionalidade que exige pela sua dimensão e importância para o país. Não é uma questão de mais 10, 20 ou 100 hectares, isso é enganar efetivamente a realidade objetiva da situação, é simplesmente perceber que, da mesma forma que tivemos 20.000 hectares no ano passado, em condições concretas como foram aquelas, temos hoje, perante condições meteorológicas radicalmente diferentes, 58.000", concluiu.


Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário