Não guarde os casacos de inverno. Vem aí mais frio (e chuva) - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 3 de abril de 2022

Não guarde os casacos de inverno. Vem aí mais frio (e chuva)

 


O início desta semana será pautado "pela influência de uma depressão com passagem pela região sul da Península Ibérica, afetando em especial o Centro e o Sul", diz o IPMA.


A semana que hoje se inicia será marcada por (ainda) mais frio na generalidade do território português, prevendo-se ainda um tempo “mais chuvoso nas regiões do Alentejo e do Algarve”, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


O organismo adianta que o início desta semana será pautado “pela influência de uma depressão com passagem pela região sul da Península Ibérica, afetando em especial o Centro e o Sul do território continental até terça-feira”, dia 5 de abril, passando pelo arquipélago da Madeira este domingo.


“Ao longo da semana, o anticiclone tenderá a impor-se gradualmente na região deste arquipélago. O fluxo dominante será de leste tornando-se gradualmente de oeste”, complementa o IPMA.


Além de vento, que soprará “por vezes forte e com rajadas no início da semana”, há uma maior probabilidade de chuva na região do Algarve, de “cerca de 35 a 65% para um limiar de 10mm/24h na segunda-feira”, dia 4 de abril.


Apesar do frio sentido este fim de semana, devido a uma massa de ar polar proveniente do Ártico, o IPMA revela que “a temperatura apresenta uma ligeira tendência para subida ao longo da semana para valores próximo do normal”.


Por sua vez, a temperatura máxima “deverá atingir valores entre 15 e 20°C em vários locais das regiões Centro e Sul, previsivelmente em meados da semana”, ainda que seja “ligeiramente inferior em zonas mais elevadas e na região Norte”.


Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário