Nova Viatura de Combate a Incêndios Reforça Frota dos Bombeiros de Cacilhas - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 2 de março de 2022

Nova Viatura de Combate a Incêndios Reforça Frota dos Bombeiros de Cacilhas

 


O Dia Internacional da Proteção Civil, que se comemora ontem – 1 de março –, foi assinalado pela Câmara Municipal de Almada com a entrega de um novo Veículo Urbano de Combate a Incêndios, na Costa da Caparica. Um investimento de cerca de 265 mil euros, comparticipado integramente pela autarquia, que permite reforçar os meios operacionais dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.


Na cerimónia de inauguração do novo veículo, a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, afirmou que este é «um investimento, fruto de uma política sustentada, equilibrada e estável, estabelecida nos últimos anos (…), devido ao esforço, ao empenho e à dedicação que os nossos bombeiros demonstram todos os dias e que demonstraram, muito particularmente, nestes últimos dois anos, em que foram inexcedíveis na ajuda preciosa ao combate à pandemia».


Pensativo é a designação atribuída ao novo VUCI do destacamento da Costa da Caparica dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, uma homenagem aos pescadores do barco meia-lua com o mesmo nome, que perderam a vida num fatídico naufrágio, em 1929. Mas, é também, como mencionou Inês de Medeiros, «uma celebração da nossa comunidade piscatória que continua a lutar, a ir para o mar com o mesmo amor, a mesma valentia».


«Este novo veículo é um investimento em prol da segurança de todos», afirmou o comandante João Pinto, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, em representação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), manifestando «um agradecimento especial ao município de Almada pelo contributo ativo que desenvolvem todos os dias no sistema de proteção civil do nosso país».


O representante da ANEPC lembrou ainda que mais de 60% da frota de veículos de combate a incêndio do distrito de Setúbal «já passou para lá da vida útil e sem previsão de substituição a curto e médio prazo», sendo que, em 2020, apenas no município de Almada foi adquirido um novo veículo florestal de combate a incêndios.


A presidente da CMA e o presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, José Ricardo Martins, são os padrinhos do novo VUCI, que vai estar ao serviço do concelho, sobretudo nas freguesias da Costa da Caparica e da Charneca de Caparica.


Em 2022, o lema do Dia Internacional da Proteção Civil é Defesa civil e gestão de populações deslocadas perante desastres e crises; papel dos voluntários e luta contra pandemias.


Fonte: CM Almada

Sem comentários:

Enviar um comentário