Ecos da Conferência “Os Bombeiros e o Futuro” - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 15 de março de 2022

Ecos da Conferência “Os Bombeiros e o Futuro”

 


Realizou-se durante o fim-de-semana a conferência “Os Bombeiros e o Futuro”, organizada pelo SNPC – Sindicato Nacional da Proteção Civil, na cidade do Porto.

O evento contou com a participação do Presidente da ANEPC, Brigadeiro General Duarte Costa, o Comandante Nacional da ANEPC, André Fernandes, o Vice-Presidente da LBP, Emanuel Santos, o Comandante dos BV de Nelas, Filipe Guilherme, entre muitas outras personalidades. Para além dos referidos, esteve também presente, como anfitrião, o Dr. Mário Mourão, Vice-Presidente da UGT e também Presidente do Sindicato do Setor Financeiro de Portugal.


Houve uma grande convergência naquilo que é essencial para o avançar na construção de um novo paradigma para os bombeiros, com o aumento dos salários, com uma carreira que prestigie estes profissionais, os Estatuto do Bombeiro Profissional e Voluntário, e ainda o modelo de Comando Único.


Esteve ainda em debate o apoio às Associações Humanitárias que deve ser atualizado substancialmente, de modo a dotar os Corpos de Bombeiros de Recursos Humanos, bens e serviços absolutamente necessários à sua atividade. Por estes meses e anos, tanto se ouviu falar de Bombeiros, pelas mais diversas personalidades, seja pela sua “espinha dorsal da Proteção Civil” ou pela sua “coluna vertebral” e ainda que “Bombeiros insatisfeitos, injustiçados e mal dotados de equipamento ou formação serão certamente um problema muito complicado para os agentes políticos num futuro não muito distante”. Fazer das palavras atos é, assim, urgente para valorizar os Bombeiros, estando o SNPC-Sindicato Nacional da Proteção Civil pronto para continuar a lembrar aos governantes e demais Entidades o necessário reconhecimento das Bombeiras e Bombeiros deste país.


Esta Conferência foi, no entender do SNPC-Sindicato Nacional da Proteção Civil, o início de uma mudança para este Exército de Homens e Mulheres, que vivem à demasiado tempo na ânsia da mudança e que necessitam de quem os defenda com sentido de responsabilidade e não como um mero instrumento eleitoral ou protagonismo de ocasião.


O SNPC, organização sindical dos Bombeiros, aproveitou para defender: Melhores salários e reconhecimento profissional, assim como os seus direitos laborais e sociais e ainda, no que diz respeito à Organização, ao financiamento, à formação, ao Estatuto, às Carreiras, às Reformas, etc. O SNPC acrescentou ainda que está disponível para travar as lutas que sejam necessárias e também para participar nas reuniões com todas as entidades, em particular com a ANEPC, com a LBP e o MAI-Ministério da Administração Interna.


Através de Bombeiros.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário