Bombeiros de Cantanhede Suspendem Serviço de Transporte de Doentes Não Urgentes - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 15 de março de 2022

Bombeiros de Cantanhede Suspendem Serviço de Transporte de Doentes Não Urgentes

 


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede suspendeu a realização de transportes não urgentes, a partir do dia 01 de abril, foi hoje anunciado.


"O aumento galopante do preço dos combustíveis, a par do reduzido valor por quilómetro pago pelo Estado, tornou este serviço incomportável para esta Associação Humanitária, forçando-a a esta drástica decisão", referem os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.


Esta decisão afetará diariamente cerca de 80 utentes e uma média mensal de aproximadamente 2.000 transportes.


"Estes são tempos extraordinários, que exigem medidas extraordinárias e urgentes", sublinha o comunicado.


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, no distrito de Coimbra, reivindica do Estado, há vários anos, o aumento do valor pago por quilómetro no transporte de doentes não urgentes.


Esse valor mantém-se "inalterado nos 0,51 euros desde 2012", afirma.


"Se, nos últimos anos, este valor tem sido insuficiente para cobrir as despesas, exigindo desta associação o redirecionamento de verbas no intuito de assegurar este serviço à população, com a subida do salário mínimo e a escalada do preço dos combustíveis a que se tem assistido ultimamente, este esforço passou a ser insustentável", frisa a mesma nota.


No comunicado, a Associação afirma que "não pode continuar a financiar um serviço que é da inteira responsabilidade do sistema nacional de saúde e do Estado português".


Enquanto a situação não for revista e atualizada, a atividade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede vai "limitar-se só à prestação de socorro à população do concelho em situação de emergência".


Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário