Bombeiros de 73 Concelhos com 100 Novas Equipas de Intervenção Permanente - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 18 de março de 2022

Bombeiros de 73 Concelhos com 100 Novas Equipas de Intervenção Permanente

 


As corporações de bombeiros voluntários vão passar a dispor de 662 Equipas de Intervenção Permanente (EIP) com a constituição de 100 novas EIP em 73 municípios, indicou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).


Em comunicado, o MAI refere que a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, autorizou hoje a celebração de protocolos para criar 100 novas Equipas de Intervenção Permanente, compostas por bombeiros profissionais.


O MAI sustenta que esta decisão consolida "a aposta no reforço do modelo de resposta profissional permanente a riscos de proteção civil, que, entre outros elementos, integra as EIP".


Segundo o MAI, as 100 novas EIP vão ser criadas em 73 municípios do continente, correspondendo a 13 primeiras equipas, 77 segundas equipas criadas em corpos de bombeiros onde já existia uma EIP e 10 terceiras equipas em corporações com duas equipas.


O Ministério da Administração Interna adianta que todos os distritos do continente vão contar com novas equipas, nomeadamente Lisboa (16 novas EIP), Viseu (11), Leiria e Coimbra (nove em cada um) e Coimbra, Setúbal e Viana do Castelo (oito em cada).


O MAI explica que a seleção destas EIP foi baseada em critérios objetivos e verificáveis, estabelecidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e apresentados à Liga dos Bombeiros Portugueses.


Com a criação destas 100 novas EIP, compostas por um total de 500 operacionais, elevar-se-á o total de equipas autorizadas para 662, quase quadruplicando o número de EIP criadas até 2016 (169).


As EIP são equipas formadas por cinco bombeiros profissionais, que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Proteção Civil.


De acordo com o MAI, os bombeiros que integram estas equipas são caracterizados pela elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para atuarem em diferentes cenários.


O MAI sublinha igualmente que, com a entrada em vigor da portaria de dezembro de 2021 que regula a composição e o funcionamento das EIP, o Governo promove a diversidade de género, pelo que a constituição destas equipas deve prever, no mínimo, uma proporção de elementos de cada sexo não inferior a 20%.


O MAI indica ainda que, até ao momento, foram autorizadas 662 EIP (mais de 3.300 operacionais), das quais 491 desde 2017, permitindo a cobertura de todo o território nacional continental por equipas permanentes (à exceção de um município) e estando prevista a constituição de novas equipas no segundo semestre de 2022.


Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário