Vidigueira e Serpa Reforçam Apoio a Bombeiros Voluntários - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Vidigueira e Serpa Reforçam Apoio a Bombeiros Voluntários

 


No caso de Vidigueira foi assinado um Contrato-Programa, no sentido de fortalecer a resposta da proteção civil no concelho, através da melhoria da capacidade de atuação desta associação, na sua missão de proteção e socorro da vida de pessoas e de bens.


Neste apoio da Câmara de Vidigueira aos bombeiros voluntários da vila estão previstos 120 mil euros como subsidio ordinário anual, 2,5 mil euros como comparticipação ao recrutamento de voluntários e outro valor idêntico para promoção da formação dos munícipes no âmbito do socorro, salvamento, segurança e proteção civil.


O Município de Serpa decidiu reforçar, igualmente, o apoio anual aos Bombeiros Voluntários de Serpa com o intuito de permitir, entre outros objetivos, “a constituição de uma segunda equipa de intervenção permanente.”


Trata-se de uma alteração “expressiva” do protocolo que já existe desde 2019, refere a autarquia. “O montante anual passa agora a ser de 140 mil euros anuais, que comporta a remuneração previsto de 50 por cento das duas equipas de intervenção permanente, no valor de 72.000 euros”.


O presidente da Câmara de Serpa frisa, ainda, que o protocolo não se esgota neste apoio, estando previstos “apoios pontuais, conforme as necessidades”.


Estão previstas, também, “ações de sensibilização conjuntas entre os bombeiros voluntários e o Serviço de Proteção Civil da autarquia”, para situações que possam ocorrer, bem como “uma série de benefícios diretos para os próprios bombeiros, nomeadamente isenções em termos de IMI, isenções ou reduções na taxa de água e em atividades da Câmara, como forma de incentivar o voluntariado”, é avançado.


Fonte: Voz da Planície 

Sem comentários:

Enviar um comentário