Bombeiros Voluntários de Penafiel Recuperaram Objeto Histórico da Corporação - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Bombeiros Voluntários de Penafiel Recuperaram Objeto Histórico da Corporação

 


Bombeiros Voluntários de Penafiel recuperaram placa que, no passado, era usada para localizar incêndios no concelho.


A história de 175 anos “dos soldados da paz” dos Bombeiros Voluntários de Penafiel compõe-se com um conjunto de acontecimentos que marcaram o crescimento da instituição do concelho penafidelense.


Um passado e uma história que ficam agora mais completos com uma nova descoberta: “há alguns meses chegou até nós uma fotografia, através das redes sociais, que poderia ter passado despercebida, não fosse a mesma uma placa que, no passado, era uma identificação usada pela corporação para identificar a localização dos incêndios”, revela o adjunto do comando André Rocha ao Jornal A VERDADE.


Identificada como “Sinais de incêndio”, a placa assinalava as freguesias que compõem o concelho de Penafiel, seguidos do número de badaladas que deveriam ser tocadas no sino da igreja, quando havia algum incêndio. O operacional explica que como “antigamente não havia sirenes, como hoje em dia, as pessoas tinham essa prática e a corporação conseguia perceber onde era o incêndio, se era na zona ou fora, e deslocavam-se para as ocorrências”. 


Desconhecendo a sua existência, os Bombeiros Voluntários de Penafiel iniciaram o contacto com várias entidades para perceber qual a sua localização, na tentativa de recuperar um objeto que faz parte da história da corporação. Depois de “cerca de dois meses” de procura conseguiram chegar até José Gomes, que guardava o objeto e que se disponibilizou “de imediato” a fazê-la chegar a Penafiel “com todo o gosto”, confidencia André Rocha.


Há 30 anos sócio-fundador do aeroclube de Cerval de Vila Nova Cerveira, situado em Caminha, José Gomes, em entrevista ao nosso jornal, confessa que “sabia da existência da placa, que tinha a ver com incêndios e que era da zona de Penafiel”, mas nunca comentou com ninguém. “Os helicópteros de combate a incêndios florestais estiveram estacionados no aérodromo durante vários anos. Foi aí que conheci a placa que estava nas instalações do aeroclube que cedíamos sempre aos bombeiros e ficou lá, seguramente, 20 anos”, conta o primeiro sócio do aeródromo.


Mais tarde, o objeto foi transportado para a casa florestal atribuída ao aeroclube de Cerval e colocada no bar, “onde as pessoas que visitavam , achavam curioso e tiravam fotografias”. Fotografias essas que, a circular nas redes sociais, fizeram chegar aos Bombeiros Voluntários de Penafiel a informação da existência da placa. 


Contactado pelo comandante da corporação por email, José Gomes respondeu que “naturalmente a restituía, uma vez que existe um museu e fazia todo o sentido estar lá”.


No dia 16 de fevereiro, a placa dos incêndios foi entregue nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Penafiel por José Gomes, a quem a corporação “agradeceu a sensibilidade e atenção” com a oferta de “um livro sobre a história da corporação, como forma de recompensa”.


O objeto com um “valor especial” para a corporação que, como nos garante o adjunto do comando, André Rocha, será posteriormente colocada no museu do quartel, para que “a população perceba como antigamente os bombeiros sinalizavam as ocorrências, sem os instrumentos que existem hoje”.


Fonte: A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário