Exercício Junta Equipas de Várias Nacionalidades e Valências em Penela - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Exercício Junta Equipas de Várias Nacionalidades e Valências em Penela

 


Decorreu em Penela o Exercício Internacional SAR Day, evento que procura explorar diversas áreas de salvamento em cenários de catástrofe, pouco habituais ou especialmente complexos juntando, em coordenação e partilha de experiências, diversas equipas nacionais e internacionais especializadas nesta área, provenientes de corpos de Bombeiros, ONG(s) ou Forças da Segurança.


Organizado em parceria com a EVOLSAR (European Association of Civil Protection Volunteer Teams), SAR Team Portugal (Escola Portuguesa de Salvamento) e os Bombeiros de Penela. O exercício mobilizou, em cinco dias, um total de 125 participantes oriundos da Hungria, Rússia, Grécia, Espanha, Malta, Itália e França e ainda da SAR Portugal, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, da Associação Portuguesa de Mantrailing e Canicross (APMC), SUBZONE - organização voluntária de proteção civil -e dos corpos de bombeiros de Peniche, Cacilhas, Monção, Minde e Penela.


As atividades assentaram em três temas principais: Salvamento e Resgate em Grutas, Logística e Coordenação de Equipas e realizaram-se em formato LIVEX, ou seja, "em campo" permitindo a aproximação a cenário real. A iniciativa englobou, também, palestras, workshops e os sempre importantes momentos de partilha entre as equipas.


No Centro Técnico em Emergências de Penela, no quartel de e em vários outros espaços desta vila do distrito de Coimbra, nomeadamente no complexo de grutas Talismã foram encenados exercícios como a queda de um avião, campistas desaparecidos, salvamento em gruta, bombagem em gruta e mesmo colapso de estrutura por embate de aeronave.


LBP

Sem comentários:

Enviar um comentário