O Tempo Que Faz e o Que Faz Tempo!!! - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

O Tempo Que Faz e o Que Faz Tempo!!!

 


Meus amigos, estamos bem adiantados no verão e por conseguinte na época dos IF ou IR e como estamos?


Bom, o São Pedro tem ajudado, de vez em quando lembra-se de soprar numa fogueira que alguém acendeu e lá fica o caldo entornado, tanto faz “despejar saber como não” a coisa fica feia e lá nos entram outra vez pela casa dentro as noticias dos IF/IR e da falta de Bombeiros, sim porque fora do meio, ninguém sabe o nome das outras forças e assim passam pelos pingos da chuva, só entrando nos números, sempre a engrossar o putativo número de Bombeiros.


Mas na realidade, parece-me, estamos mesmo a perder Bombeiros e porquê?


A meu ver porque o setor não se tem sabido adaptar às mudanças. A sociedade mudou e com ela alteraram-se todos os pressupostos para que os jovens se inscrevam nos Bombeiros e ganhem o bichinho. Hoje e de há muito tempo para cá as solicitações são outras, mudou-se o paradigma e mudou-se a forma de pensar.


Então que se deve fazer?


Bom a meu ver e tanto quanto me apercebo os jovens quando chegam aos CB e bichinho lhes toca quase sempre temos bons e dedicados bombeiros, que mourejam e bem. Mas para isso é necessário segurá-los e dar-lhes condições para eles virem para os CB. E que se dá hoje em dia a estes jovens para virem e para se manterem, num tempo de abundância, ou aparente, não se dá nada ou muito pouco. Temos seguros que não seguram, temos pagamento no DECIR que não paga e durante o ano temos poucos ou nenhuns incentivos para que eles se mantenham a fazer aquilo que gostam e para que foram formados. Sim formados, porque hoje temos Bombeiros muito e bem formados, em todas as áreas.


Por isso companheiros, é necessário, é imperioso, fazer alguma coisa para atrair e segurar todos aqueles que se inscrevem para serem Bombeiros. Já se fala há tanto tempo no Cartão Social do Bombeiro, já se fala há tanto tempo em melhorar ou mesmo alterar os seguros, já se fala há tanto tempo nos EPI e nada. Sim nos EPI, que compramos usados no estrangeiro, alguns e os chamados EPI (Equipamento de combate a Incêndios em Espaços Naturais)? Sim esses que servem para combater os incêndios, há quanto tempo não foram mudados?


Meus amigos, afastado do ativo, mas sempre perto e penso eu, atento só tenho que vos agradecer e dar-vos os parabéns pelo trabalho desenvolvido durante todo o ano com os parcos recursos e deficientes incentivos com que são brindados. Resolver isto é, na minha opinião, repor, ou dar dignidade ao setor.


Tenham cuidado convosco nesta fase e nas outras também e não se esqueçam que para socorrer é necessário chegar.


Martins Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário