Incêndios: Concelhos do interior Norte e Centro e Algarve em risco máximo - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Incêndios: Concelhos do interior Norte e Centro e Algarve em risco máximo

 


Cinquenta municípios do interior Norte e Centro e do Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, numa atura em que as temperaturas continuarão a subir em Portugal continental até ao fim de semana, quando devem ultrapassar os 40 graus.


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em risco muito elevado cerca de 80 concelhos nos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro.


O IPMA colocou ainda em risco elevado quase toda a região do Alentejo e outros mais de 40 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa.


O restante território apresenta um risco moderado e reduzido, consoante a região.


Na terça-feira o IPMA avisou para um agravar do risco de incêndio e aumento das temperaturas até ao fim de semana, quando os termómetros devem ultrapassar os 40 graus nalgumas regiões do país.


O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.


Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.


O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.


É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.


De acordo com o IPMA, espera-se que até ao fim de semana as temperaturas mais elevadas sejam registadas no interior norte e centro, assim como no interior do Alentejo e em alguns locais do Algarve. Para o litoral norte e centro é esperada uma subida de temperatura a partir de sexta-feira.


E por causa do aumento das temperaturas, a partir das 12:00 de hoje e até às 18:00 de sexta-feira, há sete distritos que vão estar sob aviso amarelo devido ao calor: Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.


Para hoje, o IPMA prevê em Portugal continental uma pequena subida da temperatura, em especial no interior, céu geralmente limpo, com nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro. O vento soprará por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas.


As temperaturas máximas vão variar entre os 24º (Aveiro e Porto) e os 38º (Évora e Castelo Branco) e as mínimas entre os 14º (Bragança, Viana do Castelo e Porto) e os 21º (Faro e Portalegre).


Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário