Eduardo Cabrita Inaugura Ginásio nos 100 Anos dos Bombeiros de Barcelinhos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Eduardo Cabrita Inaugura Ginásio nos 100 Anos dos Bombeiros de Barcelinhos

 


Os Bombeiros de Barcelinhos iniciam esta quinta-feira, 24 de junho, as celebrações dos seus 100 anos, condicionadas pela pandemia de covid-19. O arranque do centenário da corporação do concelho de Barcelos tem como ponto alto a inauguração no próximo domingo de um ginásio no quartel presidida pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.


Esta quinta-feira, as comemorações iniciam com um programa de rádio que será transmitido em direto nas redes sociais e uma missa ao final da tarde. No domingo, haverá então a inauguração do “Centro de Preparação Física” e uma cerimónia solene, muito restrita, devido às condicionantes da pandemia.


No entanto, a ideia – até porque 100 anos não é todos os dias que se celebra –  é que ao longo do ano haja mais iniciativas e que possam ser participadas pela população. “Este é o pontapé de saída para, se Deus quiser, no final do centenário o estejamos a celebrar na sua plenitude, com a pompa e circunstância que a ocasião merece”, adianta a O MINHO o presidente da direção, José Costa. “Esperamos vir a ter o auge dos 100 anos a fechar o centenário”, reforça.


“O nosso grande objetivo é ter bombeiros saudáveis”

O “Centro de Preparação Física” era um projeto há alguns anos ansiado pelos Bombeiros de Barcelinhos. “O nosso grande objetivo é ter bombeiros saudáveis, que este espaço lhes permita ter atividade física e que o quartel seja um espaço em que a rentabilidade do tempo do próprio bombeiro seja otimizada”, explica a O MINHO o comandante José Beleza.


“É do nosso interesse ter aqui uma monitorização não só da própria preparação física em si, como também de hábitos de alimentação saudáveis. É um caminhar no sentido de o bombeiro se sentir bem fisicamente e termos cidadãos ativos em todos os sentidos”, acrescenta.


O comandante explica que o ginásio terá “profissionais da área para fazer o devido acompanhamento” dos bombeiros.


Ginásio de “fazer inveja”

Para o presidente da direção, o ginásio “é uma necessidade”, tendo em conta o “desgaste físico” e como é “exigente” o trabalho dos bombeiros. E será de “fazer inveja a muitos ginásios não digo só do concelho, mas do distrito”, aponta José Costa.


O equipamento será inaugurado pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que, assim, poderá comprovar, in loco, como os Bombeiros de Barcelinhos “são um bom exemplo de interação” tanto com a sociedade civil como com o a Câmara e o Governo.


Museu a caminho

Como é hábito, quando os Bombeiros de Barcelinhos concluem um projeto já outros estão na calha, e a corporação está “a terminar” um museu, que só não foi concluído a tempo do início das comemorações do centenário devido às condicionantes da pandemia.


E, além disso, já “foi aprovado ontem” em reunião, avançar para a terceira fase do quartel que prevê um “segundo hangar” que servirá para acolher viaturas e para atividades desportivas coletivas. O objetivo, adianta José Costa, é que esta terceira fase esteja “concluída a fechar o centenário”.


125 bombeiros e 30 mil sócios


Os Bombeiros de Barcelinhos têm atualmente 125 bombeiros – cerca de 40 profissionais e os restantes voluntários . A corporação tem 30 mil sócios. “Apesar da pandemia, continuamos com o apoio da sociedade civil e estamos muito gratos. Assim como os nossos sócios-empresa, uma vez que tudo isto que temos hoje também é fruto dos mecenas que colaboram com os Bombeiros de Barcelinhos, porque os vêem como uma instituição dinâmica, cumpridora e que estão ao serviço da população do concelho, e não só. Esse é um reconhecimento que nos deixa gratos”, conclui o presidente da direção.


Fonte: O Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário