Olhão | Homenagem aos Soldados da Paz no Dia Internacional do Bombeiro - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Olhão | Homenagem aos Soldados da Paz no Dia Internacional do Bombeiro

 


No Dia Internacional do Bombeiro, que hoje se comemora, o Município de Olhão presta homenagem aos bombeiros profissionais e voluntários do concelho, saudando todos os soldados da paz na pessoa do seu comandante, Luís Gomes, que recentemente tomou posse como responsável máximo operacional dos Bombeiros Municipais.


Luís Gomes continua, assim, à frente dos Bombeiros Municipais de Olhão na sequência de procedimento concursal, em regime de comissão de serviço pelo período de cinco anos, renovável por igual período, após ter concluído duas comissões de serviço. A tomada de posse decorreu numa cerimónia simbólica, no Salão Nobre da Câmara Municipal.


António Miguel Pina, presidente da Autarquia, renovou desta forma a sua confiança na capacidade de liderança e comando de Luís Gomes, nos determinantes projetos previstos para o Corpo de Bombeiros de forma a dotá-lo ainda mais de uma estrutura consolidada e de referência na resposta operacional ao socorro.


Bombeiro sapador de carreira, com um vasto e qualificado curriculum e percurso profissional na área da Proteção e Socorro, o recém-empossado comandante desempenha funções de comando no Corpo de Bombeiros Municipais há cerca de 20 anos. Acumula ainda as funções de coordenador municipal de Proteção Civil.


Desconhece-se a data exata da fundação do Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão, contudo é possível afirmar-se por relatos publicados por Antero Nobre, que terá havido tentativas de fundação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Olhão nos inícios de 1900. Mais tarde, em 1926, num documento emanado pela Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Olhão, e reconhecido pelo seu presidente, Capitão João Carlos Mendonça, refere-se o nome do “comandante da Corporação de Bombeiros d’esta Vila, António Carmo Bentes”.


Em 29 de outubro de 1931, por deliberação da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Olhão, tendo ainda como presidente o Capitão João Carlos Mendonça, foi municipalizado o Corpo de Bombeiros de Olhão.


Já passaram pelo comando dos Bombeiros Municipais de Olhão António do Carmo Bentes, Manuel Jorge, Herculano José Pombinho, João Henrique Nogueira, João dos Reis Salgado Nogueira e Luís António Correia Gomes (atual comandante).


Neste Dia Internacional do Bombeiro, António Miguel Pina relembra "a importância do trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Municipais de Olhão, que tudo fazem para prestar o melhor auxílio aos olhanenses, garantindo o bem-estar de todos nós, a qualquer hora e em qualquer circunstância. Obrigado por se manterem sempre ao nosso lado", refere o autarca olhanense.


Fonte: Mais Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário