Proteção Civil Procura Bombeiros para Equipa Helitransportada - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 10 de abril de 2021

Proteção Civil Procura Bombeiros para Equipa Helitransportada

 


O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) abriu as inscrições para as provas de seleção para a equipa helitransportada de 1.ª Intervenção em operações de extinção de incêndios rurais. Após a analise a todas as candidaturas, o SRPC vai publicar durante esta sexta-feira a lista final dos candidatos admitidos.


Estas equipas serão as responsáveis pelo primeiro combate a incêndios rurais e têm como meio de apoio e transporte o Helicóptero que vai estar o serviço da SRPC e do Comando Regional de Operações de Socorro (CROS) a partir de junho, altura em que se inicia mais um Programa Operacional de Combate a Incêndios (POCIF), desta feita, estará disponível o ano todo.


O SRPC refere que "serão selecionados 24 elementos para a realização de formação adequada", que vai durar 15 dias em horário laboral de 123 horas na Escola de Formação de Proteção Civil e Bombeiros. Depois, serão posteriormente recrutados candidatos, pela ordem decrescente de classificação obtida, dos quais os primeiros 9 integrarão no imediato as equipas já existentes, ficando os restantes 15 elementos em bolsa de reserva, revela o SRPC.


Um dos requisitos é "estar no quadro ativo de um corpo de bombeiros voluntários, mistos ou municipais/sapadores há mais de dois anos". Do anterior procedimento foi retirado a obrigatoriedade de ser pelo menos bombeiro na categoria de 3.ª classe, com experiência efetiva mínima.


O concurso, informa ainda o SRPC, "visa dotar o sistema de operações de proteção e socorro com o efetivo aprovado para os elementos das equipas helitransportadas de 1ª intervenção em operações de extinção de incêndios rurais, com disponibilidade permanente e preparação adequada, de modo a que possam responder prontamente, em ações de prevenção e combate em cenários de incêndios rurais, em qualquer local da Região Autónoma da Madeira.


Recorde-se que a Madeira vai passar a ter o helicóptero de combate a incêndios o ano todo, já a partir do próximo verão, que vai também servir as situações de emergências relacionadas com resgate e socorro em montanha.


Fonte: Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário