NASA Criou o POINTER, a Ferramenta que Localiza Bombeiros em Situações de Incêndio - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 12 de abril de 2021

NASA Criou o POINTER, a Ferramenta que Localiza Bombeiros em Situações de Incêndio

 


A NASA desenvolve muitas tecnologias espaciais que mais tarde são aplicadas ao quotidiano aqui na Terra. Além disso, os laboratórios da agência espacial também criam dispositivos que recorrem ao conhecimento adquirido no plano espacial, mas para ferramentas “convencionais”. Um exemplo deste tipo de dispositivos é o POINTER, para ajudar os bombeiros em emergência.


A tecnologia usado acrescenta uma dimensão nunca antes utilizada.


NASA ajuda os bombeiros


Quando os bombeiros lidam com incêndios em edifícios, entram em situações escuras, carregadas de fumo e chamas. Para ajudar os profissionais nestas circunstâncias perigosas, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Departamento de Segurança Interna (C&T) desenvolveram o POINTER.


Esta tecnologia começou a ser pensada em 2014 com o objetivo de localizar e acompanhar os bombeiros de forma precisa no interior dos edifícios através de uma navegação que pode ser utilizada em interiores e exteriores.


POINTER não é um GPS


O POINTER não usa ondas de rádio, ao contrário de outros dispositivos de posicionamento, como GPS ou identificação por radiofrequência.


A razão é que as ondas de rádio não seriam capazes de localizar os bombeiros caso estes entrem na infraestrutura ou sejam cercados por edifícios altos, já que esta seria uma situação de risco de vida caso os bombeiros estivessem em perigo.


Este dispositivo é composto por uma tecnologia de campo magnetoquasistático (MQS) como uma ferramenta de localização viável. Este tipo de campo eletromagnético é gerado quando correntes elétricas alternadas de baixa frequência passam por uma bobina.


Os campos MQS têm variações temporais muito lentas que parecem estáticas, iguais ao campo magnético da Terra. Além disso, estas correntes penetram na maioria dos materiais naturais e são usados ​​numa ampla gama de aplicações de sensores.


Esta é uma tecnologia muito interessante que adiciona outra dimensão à consciência situacional do bombeiro. Os bombeiros podem ser localizados em tempo real e, se não responderem, os membros da sua equipa podem ver se estão presos sob os escombros ou se estão feridos para que possam montar um resgate.


Referiu Ed Chow, Diretor do Programa POINTER.


 Tecnologia com influência espacial


A tecnologia de posicionamento que tem sido usada nesta ferramenta pode ganhar uma posição em aplicações que são usadas fora da Terra. Ou seja, os cientistas da NASA usaram o conceito tecnológico nalguns projetos de robôs espaciais para que tivessem navegação autónoma em áreas onde a direção tradicional não funciona corretamente.


O sistema POINTER consiste em:


Recetor: corresponde ao tamanho de um telemóvel, mas está a tentar ser menor. Este dispositivo deteta os campos que determinam a localização em 3D para poder enviar os dados para a estação base.


Transmissor: Liga-se a veículos de emergência fora do prédio para gerar campos MQS com alcance de 70 metros (a distância pode ser ampliada).


Estação base: Os dados de localização dos bombeiros são recebidos para rastreio.


Conforme foi referido pela NASA, o POINTER foi testado num prédio de 750 metros quadrados e três andares no campus do West Los Angeles Veterans Affairs Medical Center.


A equipa do POINTER considera conduzir um teste ao vivo dentro de uma casa unifamiliar de dois andares em Pasadena, Califórnia, pela Internet. Contudo, a versão comercial desta ferramenta não estará disponível até 2022.


Fonte: https://pplware.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário