Joaquim Chambel nomeado para gabinete da Secretária de Estado da Administração Interna - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Joaquim Chambel nomeado para gabinete da Secretária de Estado da Administração Interna

 


O ex-Comandante Distrital de Operações de Socorro de Santarém e antigo comandante dos Bombeiros Municipais de Sardoal e Abrantes, Joaquim Chambel, foi designado para exercer funções de técnico especialista do Gabinete da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, segundo um despacho publicado hoje no Diário da República.


Uma nomeação que coincide com a sua aposentação como bombeiro chefe de 2.ª classe dos quadros do Município de Abrantes. O nome de Joaquim Chambel consta da lista de aposentados e reformados a partir de 1 de maio, publicada no Diário da República do dia 7 de abril. A Secretária de Estado Patrícia Gaspar nomeou-o como técnico especialista nas suas áreas de especialidade, com o estatuto remuneratório equivalente ao dos adjuntos de gabinete, pelo qual o nomeado optou em substituição da pensão de aposentação.


O despacho publicado no Diário da República inclui uma nota curricular de Joaquim António dos Santos Chambel, nascido a 4 de maio de 1960.


Frequentou o Curso Superior de Engenharia de Proteção Civil já depois de ter entrado para os Bombeiros Municipais de Sardoal onde exerceu funções de adjunto e 2.º Comandante de 1979 a 1986. Desempenhou funções como coordenador aéreo do Serviço Nacional de Bombeiros. Foi Comandante Operacional Adjunto da Zona Operacional de Santarém Norte e Comandante Operacional da Zona Operacional de Santarém Norte;


De 1986 a 1996 exerceu funções de Comandante dos Bombeiros Municipais de Sardoal e posteriormente de Abrantes, exercendo depois, entre 1996 e 2001, funções de inspetor regional adjunto na Inspeção Regional de Bombeiros de Lisboa e Vale do Tejo.


De 2001 a 2002 desempenhou as funções de inspetor distrital de Bombeiros do Distrito de Santarém e de Coordenador Distrital de Operações de Socorro de Santarém de 2003 a 2005.


Foi Comandante Operacional Distrital de Santarém de 2005 a 2013, passando depois a Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul até 2016.


Mais recentemente, de 2017 a 2021, desempenhou as funções de chefe da Célula de Planeamento, Operações Avaliação do Risco e Informações do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil.


Do seu currículo consta o Curso FORGEP, Programa de Formação em Gestão Pública do Instituto Nacional de Administração Pública e a frequência de diversas ações de formação no domínio da proteção civil, gestão de emergências, cooperação internacional e planeamento civil de emergência, sendo perito nacional credenciado no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.


Tem participado em diversos seminários, conferências, sessões técnicas e workshop, em Portugal, Espanha, Chile, Holanda, França, Bélgica e Itália, em matérias relativas às funções que tem desempenhado como formando, e como formador e palestrante. É formador credenciado e tem participado como docente e formador em cursos destinados a Agentes de Proteção Civil, Ctesp e pós-graduações em estabelecimentos de ensino superior.


Quanto a condecorações e louvores, foram-lhe atribuídas várias, entre os quais o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses e a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau prata e distintivo laranja pelo Ministro da Administração Interna.


Fonte: Medio Tejo

Sem comentários:

Enviar um comentário