Passagem da Depressão Karim Gerou mais 850 Ocorrências - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Passagem da Depressão Karim Gerou mais 850 Ocorrências

 


A maioria das situações estavam relacionadas com inundações, quedas de árvores e quedas de estruturas. Mas também houve necessidade de fazer limpeza de vias.


A Proteção Civil registou 868 ocorrências relacionadas com a passagem da depressão Karim, desde inundações a quedas de árvores e estruturas, sendo que metade das situações ocorreu no distrito de Lisboa.


"Entre as 8h00 e as 23h59 registámos 828 ocorrências no sábado", disse à Lusa Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Mais 40 foram registadas este domingo.


Segundo o oficial de operações, a maioria das situações estavam relacionadas com inundações, quedas de árvores e quedas de estruturas. Mas também "houve situações em que foi necessário fazer limpeza de vias", acrescentou o responsável da ANEPC, sublinhando que se registaram "41 movimentos de massas", ou seja, deslizamentos de terras.


Os distritos mais afetados foram Lisboa, Leiria, Setúbal, com "Lisboa a registar 53% ocorrências nacionais".


Ainda segundo Paulo Santos, "o grosso das ocorrências ocorreu no dia de ontem, em especial ao final da tarde", sendo que hoje a situação está mais calma.


A ANEPC lançou um alerta para o agravamento da situação meteorológica para este fim de semana, tendo em conta as previsões que apontavam para chuva temporariamente forte, possibilidade de granizo e neve acima de 1.000 metros de altitude e ventos fortes.


Segundo o oficial de operações, este domingo deverá ser "muito mais calmo", prevendo-se ser um dia para "proceder à limpeza das vias e infraestruturas" afetadas pelo mau tempo sentido no sábado.


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançou avisos amarelos para a maioria do país, com a exceção de seis distritos que apresentam menos preocupações: Bragança, Vila Real e Viseu assim como Santarém, Portalegre e Évora têm aviso verde.


Os alertas amarelos prendem-se, nos distritos do litoral, com a agitação marítima prevista para as próximas horas e, nos distritos do interior, para a queda de neve.


Nas ilhas, a situação meteorológica também não é preocupante: os Açores têm apenas avisos verdes com apenas a costa norte da Madeira e Porto Santo com aviso amarelo.


Fonte: Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário