Ordem Denuncia Represálias Contra Farmacêutico que Questionou Vacinação no INEM - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Ordem Denuncia Represálias Contra Farmacêutico que Questionou Vacinação no INEM

 


A Ordem dos Farmacêuticos (OF) denunciou hoje as "represálias do Conselho Diretivo do INEM" ao responsável pela Unidade Pré-Hospitalar dos Serviços Farmacêuticos que questionou a direção do Instituto sobre eventuais irregularidades na administração de vacinas contra a covid-19.


Em comunicado, a OF referiu que o farmacêutico "não esteve envolvido no processo de preparação e administração da primeira toma de vacinas contra a covid-19 aos colaboradores do INEM" e, opondo-se à "administração indiscriminada das sobras das vacinas", acabou por ser afastado.


"A Ordem dos Farmacêuticos lamenta a falta de resposta e desresponsabilização do Conselho Diretivo do INEM face a um dos seus colaboradores, dando sem efeito um pedido de consolidação de mobilidade, cujo prazo de duração havia há muito terminado e ao qual as restantes partes já haviam dado acordo, visando desta forma o afastamento do farmacêutico, que se vê assim impedido de exercer as suas funções", acusou a Ordem.


A OF sublinhou que vai acompanhar todas as diligências em curso, prestando apoio jurídico a todos os seus membros, e que até às conclusões do inquérito, "considera totalmente inadmissível o afastamento prematuro, e sem informação prévia, deste farmacêutico", apelando ao Conselho Direito "para repor a ilegalidade neste processo e garantir o direito ao trabalho".


Na quarta-feira, em resposta a pedidos de esclarecimentos da Lusa, o INEM confirmou que decidiu prescindir dos serviços do responsável pela sua Unidade Pré-Hospitalar dos Serviços Farmacêuticos, Nuno Ferreira, um profissional do Infarmed - Autoridade do Medicamente, que estava no instituto em regime de mobilidade.


"O profissional em questão encontrava-se em regime de mobilidade no INEM, tendo sido entendimento do Instituto fazer cessar essa mobilidade. O trabalhador regressará assim ao organismo de origem", refere o instituto, sem entrar em detalhes.


Segundo o diário Correio da Manhã, o INEM prescindiu dos serviços de Nuno Ferreira, depois de este ter questionado a Direção do organismo sobre irregularidades na toma da segunda dose da vacina contra a covid-19.


O INEM diz ter solicitado ao Ministério da Saúde a intervenção da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) no processo de vacinações contra a covid-19 no instituto, "ficando a aguardar as conclusões desta inspeção sobre esta matéria".


O INEM integra um grupo de entidades públicas e privadas colocadas sob suspeita por alegada violação das regras pré-estabelecidas para a vacinação contra a covid-19, o que levou já a própria Procuradoria-Geral da República a abrir inquéritos criminais.


Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário