Matosinhos com Sistema de Gestão de Emergência - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Matosinhos com Sistema de Gestão de Emergência

 


Matosinhos dispõe de “uma ferramenta única no País” que permite, em tempo real, a partilha de informações sobre ocorrências pela proteção civil, bombeiros e polícia municipal, acionar meios e alertar a população.


O Sistema Municipal de Gestão de Emergência de Matosinhos foi concebido pela autarquia com o apoio de uma empresa especializada nesta área.


O projeto, apresentado, recentemente, pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, permite “aumentar a eficácia na gestão da resposta de emergência e uma maior proximidade com as populações das zonas afetadas”. “Esta plataforma é essencial, pois permite-nos conhecer melhor o território, prevenir situações críticas e responder de uma forma qualificada e imediata, acionando no momento os meios necessários e adequados para cada ocorrência”, frisa Luísa Salgueiro.


O vereador da Proteção Civil adianta, ainda, que sempre que a Central de Emergência Municipal recebe uma chamada é efetuado um registo e enviado um e-mail para o piquete da Proteção Civil que fará a avaliação no local”.


“Depois dessa avaliação, o sistema permite que sejam acionados de imediato todos os recursos necessários”, refere José Pedro Rodrigues. “Proteção Civil, Polícia Municipal e Bombeiros estão ligados nesta rede, partilham dados e comunicam em tempo real, o que vai diminuir os tempos de resposta e aumentar a eficácia na resolução”.


Na sessão de apresentação desta importante ferramenta, marcaram também presença o vice-presidente da autarquia, Fernando Rocha, o vereador dos Recursos Humanos, Valentim Campos, e o comandante operacional distrital do Porto da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Albano Teixeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário