António Nunes Apresenta Candidatura à Liga dos Bombeiros Portugueses 2021 - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

António Nunes Apresenta Candidatura à Liga dos Bombeiros Portugueses 2021

 


A Liga dos Bombeiros Portugueses é uma Instituição de cooperação, consulta e representação dos Bombeiros de Portugal, nas relações com os órgãos de soberania, com a administração central, regional e local e com a sociedade civil em geral.


Os Bombeiros de Portugal e as suas estruturas têm de ver a sua valorização e identidade defendidas e reconhecidas por todos, recolocando-os no lugar de onde nunca deveriam ter saído.


Num momento em que os Bombeiros de Portugal, têm vindo a sentir muitas dificuldades em ver reconhecido o seu real valor, por representantes do Estado, é absolutamente indispensável que uma equipa de cidadãos profundamente enraizados na defesa dos nossos Bombeiros, se assumam como uma alternativa para o sufrágio eleitoral dos órgãos da LBP, que se deve realizar no corrente ano.


Nesse sentido, eu sou um desses cidadãos, que me apresento e disponibilizo para liderar uma equipa e uma candidatura à LBP sobre a égide das seguintes palavras: UNIR, REPRESENTAR, DEFENDER.


Unir todos os Bombeiros nas suas diferentes representações, em torno de uma identidade única, que permita ter a força suficiente para exigir, em cada momento, as melhores condições e o reconhecimento pelos valores que norteiam a nossa atividade na proteção e socorro das populações; 


Representar os Bombeiros para levar por diante transformações ou aperfeiçoamentos no seu Estatuto Social do Bombeiro e legislação complementar, dando origem a um conjunto mais justo e adequado de proteção às atividades exercidas pelos Corpos de Bombeiros;


Defender os Bombeiros garantindo que, como principais agentes de proteção civil, são reconhecidos pelos poderes públicos como tal, como os outros agentes de proteção civil consignados na Lei de Bases da Proteção Civil portuguesa, exigindo o respeito e reconhecimento por parte do Estado, já que temos o reconhecimento e o carinho das populações que servimos abnegadamente.


O próximo ato eleitoral é decisivo para os Bombeiros de Portugal, não tenhamos sobre isso qualquer dúvida.


É a oportunidade para que os próximos órgãos sociais da LBP eleitos, em particular o seu Conselho Executivo, possam ter um mandato claro dos Associados para defenderem intransigentemente os direitos dos nossos Bombeiros e suas estruturas representativas. Não aceitaremos qualquer tentativa de retirar competências aos Corpos de Bombeiros como por vezes ocorreu no passado.


Quero pugnar para que se devolvam aos Corpos de Bombeiros as missões que lhes competem por direito próprio.


Entendo, que deve ser devolvida aos Bombeiros de Portugal, a sua anterior estrutura de comando operacional estrutural, consagrando o principio de separação do comando de bombeiros, da de coordenação de proteção civil, no mesmo sentido de todos os outros agentes de proteção civil consignados na Lei de Bases da Proteção Civil.


Estamos a constituir uma equipa representativa da atual realidade dos Bombeiros, onde estejam presentes a experiência, a juventude, os homens, as mulheres, os dirigentes associativos, os comandantes e acima de tudo os homens e mulheres com espirito inovador, com vontade de modernizar os Bombeiros e com a resiliência necessária para lutar pelos seus direitos, enquanto força indispensável na proteção das populações, sempre prontos a dar o seu melhor para salvar vidas.


Vamos elaborar um programa eleitoral abrangente, conciso e exigente, incorporando tudo o que de bom foi feito no passado, bem como constituir uma candidatura forte, representativa e preparada para os desafios que se colocarão aos Bombeiros nos próximos anos.


Esta minha primeira apresentação, vai no sentido de vos apelar a apoiar uma candidatura séria, inovadora, estruturada, abrangente, no sentido de se gerar a força necessária para levar por diante o nosso objetivo central que é UNIR, REPRESENTAR E DEFENDER os Bombeiros de Portugal.


Não me candidato contra ninguém! Apenas me apresento para afirmar que temos uma nova visão para o futuro dos Bombeiros de Portugal, em prol da defesa intransigente da sua Valorização e Identidade.


Reitero a vontade de liderar uma equipa de trabalho, que vai respeitar os compromissos assumidos com todos os associados, na defesa da identidade, da história, da missão, da mística dos Bombeiros de Portugal, com a mesma determinação que o fiz no passado, quando exerci as funções de Inspetor Superior de Bombeiros, do extinto SNB, bem como, enquanto Presidente, do extinto SNPC.


Conto convosco…os Bombeiros de Portugal contam connosco!


Vivam os Bombeiros de Portugal


António Manuel Marques Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário