Câmara de Famalicão Equipa Dez Infraestruturas Municipais com Desfibrilhadores Automáticos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Câmara de Famalicão Equipa Dez Infraestruturas Municipais com Desfibrilhadores Automáticos

 


A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão adquiriu recentemente dez desfibrilhadores automáticos, para equipar diversos polos desportivos e culturais do concelho, nomeadamente aqueles com maior afluência de munícipes.


A aquisição deste equipamento insere-se no Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) implementado pelo município e licenciado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Para já o programa implicou um investimento municipal na ordem dos 15 mil euros, envolvendo cerca de meia centena de colaboradores municipais em formação especifica. A formação foi concretizada pela CESPU e a certificação foi atribuída pelo INEM. 


Refira-se que os desfibrilhadores são dispositivos portáteis que permitem, através de elétrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em situação de paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque elétrico, podendo salvar vidas.


Os dez desfibrilhadores foram colocados no Pavilhão das Lameiras, no Pavilhão Municipal de Delães, no Pavilhão Municipal Terras de Vermoim, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão; nas Piscinas Municipais de Vila Nova de Famalicão; nas Piscinas Municipais de Ribeirão; nas Piscinas Municipais de Oliveira S. Mateus; nas Piscinas Municipais de Joane; na Casa das Artes e no Parque da Devesa.


Recorde-se que a Câmara Municipal tinha já adquirido em 2018 um desfibrilhador automático para equipar o Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão providenciado também a formação para seis colaboradores, com certificação atribuída pelo INEM. Aquando deste processo o município fez ainda a oferta de um desfibrilhador automático externo e armário para a Academia do Futebol Clube de Famalicão, atendendo ao grande número de jovens que frequentam esta infraestrutura.

Sem comentários:

Enviar um comentário