Câmara Atribui 100 Mil Euros aos Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Câmara Atribui 100 Mil Euros aos Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes

 


O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, duas propostas para o financiamento da atividade das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) de Coimbra e de Brasfemes. Segundo os critérios de apoio estabelecidos em 2018 (que conjuga uma verba fixa com o desempenho da atividade desenvolvida nos últimos três anos), a AHBV de Coimbra terá direito a um apoio de 39.706,38 euros, enquanto a AHBV de Brasfemes terá direito a um apoio de 60.239,62 euros. Todavia, este ano, pelo facto da pandemia COVID-19 ter exigido um esforço adicional às associações, a autarquia atribuiu um adiantamento de 20 mil euros a cada associação, para garantir os melhores serviços prestados à população.


A autarquia decidiu, em 2018, que a definição do apoio financeiro a atribuir a cada uma das AHBV deve ter em conta os meios e os operacionais envolvidos nas diversas ocorrências dos últimos três anos, tendo por base quatro tipos de riscos que constam na Norma Operacional Permanente e que são: Riscos Tecnológicos, Riscos Mistos, Proteção e Assistência a Pessoas e Bens e Operações e Estados de Alerta. O critério a aplicar passa por um valor fixo, de 40%, a distribuir pelas duas associações; 10% em função dos meios utilizados nos 4 tipos de risco; 15% em função dos operacionais envolvidos nos 4 tipos de risco; e 35% em função do número de intervenções.


Tendo em conta estes critérios e as situações ocorridas nos últimos três anos, a AHBV de Coimbra tem direito a receber 39.706,38 euros, enquanto à AHBV de Brasfemes foi atribuído um valor de 60.239,62 euros, verbas estas que servirão para reforçar o funcionamento de cada associação durante o ano em curso. Contudo, uma vez que a CM Coimbra já tinha antecipado o valor fixo do apoio financeiro anual da autarquia à atividade AHBV de Coimbra e de Brasfemes, para fazer face à redução das receitas das associações, devido à diminuição da prestação de serviços regulares de transporte de doentes não programados provocada pelos condicionalismos que foram sendo impostos no âmbito da pandemia pela COVID-19, resta agora o pagamento de 19.706,38 euros à AHBV de Coimbra e 40.294,62 euros à AHBV de Brasfemes.


Esta é uma forma da CM Coimbra ajudar os Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes na realização dos seus objetivos e na concretização das suas funções sociais e humanitárias, tendo em conta o seu desempenho, nomeadamente o esforço que estas corporações desenvolvem na prevenção e no combate aos incêndios durante o habitual período crítico.


Fonte: Coimbra.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário