Bombeiros Lamentam Omissão na Primeira Fase de Vacinação contra a Covid-19 - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 5 de dezembro de 2020

Bombeiros Lamentam Omissão na Primeira Fase de Vacinação contra a Covid-19

 


A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamentou esta sexta-feira que os bombeiros "não sejam citados expressamente" como incluídos na primeira fase de vacinação contra a covid-19.


Em nota informativa, a LBP observa que o plano de vacinação divulgado na quinta-feira, ao não mencionar os mais de 30 mil bombeiros existentes em Portugal, "parece esquecer quem tem estado ao longo do país na primeira linha da resposta à pandemia com esforço e riscos acrescidos associados".


"O plano de vacinação começa por citar os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes e os profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos, sem especificar quem são estes últimos e sem ter em conta, em função do número e do risco, o volume de bombeiros inequivocamente associados ao combate à pandemia", critica a LBP, presidida por Jaime Marta Soares.


No entender da LBP, importa lembrar que os bombeiros, "a par do apoio e socorro a doentes covid-19, têm continuado a assegurar também o socorro a todas as restantes vítimas de doença súbita e outras situações englobadas no socorro pré-hospitalar, de que são responsáveis em 90% dos casos".


Portugal contabiliza pelo menos 4803 mortos associados à covid-19 em 312.553 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário