Frio? Prepare-se, os Termómetros ainda Vão Baixar Mais (e vai chover) - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Frio? Prepare-se, os Termómetros ainda Vão Baixar Mais (e vai chover)

 


Se ao acordar teve a sensação de que estava mais fresco, saiba que tem toda a razão. Os termómetros baixaram, esta madrugada, e tudo indica que vão diminuir ainda mais nos próximos dias. Além disso, prepare-se, pois o sol que entra agora pela sua janela vai dar lugar à chuva já amanhã.


De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) hoje prevê-se vento forte no litoral oeste e nas terras altas, descida da temperatura em todo o país e possibilidade de precipitação fraca na região Sul.


O céu vai estar, geralmente, pouco nublado, apresentando-se muito nublado no Alentejo e Algarve, diminuindo gradualmente de nebulosidade. Há possibilidade de ocorrência de chuva fraca ou chuviscos nestas mesmas regiões até ao início da tarde.


Já o vento, ao que tudo indica, vai ser moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, por vezes com rajadas até 75 km/h.


As temperaturas vão descer por todo o país, essencialmente, no Norte e Centro. A mínima mais baixa deve registar-se na Guarda (4ºC) e a máxima mais alta em Faro (23ºC).


Na Grande Lisboa espera-se céu pouco nublado ou limpo, vento moderado do quadrante norte, soprando mais forte em especial junto ao Cabo Raso e descida das temperaturas (13ºC de mínima e 18ºC de máxima).


Cenário idêntico espera-se para o Grande Porto. Céu pouco nublado ou limpo, descida das temperaturas, em especial da mínima (9ºC - 16ºC) e vento moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte durante a tarde, na faixa costeira.


Quando às ilhas, no arquipélago dos Açores espera-se períodos de céu muito nublado com abertas, vento moderado e temperaturas a oscilar entre os 14ºC de mínima e os 19.º C de máxima.


Já na Madeira prevê-se céu muito nublado com abertas a partir do final da tarde, períodos de chuva, por vezes forte entre o meio da manhã e o final da tarde, passando para regime de aguaceiros. O vento soprará de forma moderada, tornando-se mais forte ao longo do dia. A descida das temperaturas nesta região do nosso país será mais suave. Espera-se que os termómetros rodem os 18.º C de mínima e 24ºC de máxima.


Chuva regressa esta quarta-feira


Além da descida das temperaturas, que será ainda mais acentuada esta quarta-feira, espera-se chuva em quase todo o território nacional a meio da semana.


Os termómetros podem baixar até aos 2ºC, na Guarda, e temperaturas máximas, em média, não vão ultrapassar os 16ºC. Apenas em Faro as máximas vão chegar aos 20ºC.


Na Grande Lisboa espera-se que as temperaturas oscilem entre os 10ºC de mínima e 16ºC  de máxima, enquanto na Invicta as mínimas descem ainda mais, para os 7ºC.


Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário