Donativos Recolhidos no Concelho Ajudam Bombeiros com mais de 138 Mil Euros - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Donativos Recolhidos no Concelho Ajudam Bombeiros com mais de 138 Mil Euros

 




Os bombeiros voluntários das Caldas da Rainha receberam da população e das autarquias do concelho mais de 138 mil euros. A verba foi angariada num peditório pelas freguesias e vai ajudar a corporação numa altura em que despesas são maiores devido aos gastos com as medidas de prevenção da Covid-19.


A autoridade de saúde desaconselhou a realização do habitual cortejo pela cidade, pelo que este ano a entrega dos cheques gigantes com o valor angariado em cada uma das doze freguesias do concelho foi feita no passado domingo no quartel dos bombeiros, numa rápida cerimónia.


Não deixou, no entanto, de ser o peditório mais lucrativo de sempre. Em tempos difíceis, a população uniu-se para ajudar os bombeiros a ter um melhor desempenho da missão de socorro nas Caldas da Rainha, deixando a corporação agradecida pela resposta dada.


“São mais de 138 mil euros. As pessoas têm mais dificuldades, o desemprego aumentou, os rendimentos baixaram e mesmo assim, é o maior cortejo de sempre. Estou extremamente sensibilizado com este valor. É um ano mais difícil, porque em termos de equipamento de proteção individual, para andarmos bem protegidos a transportar doentes suspeitos ou confirmados de Covid-19, a despesa é muito significativa e a população reconheceu as dificuldades e a necessidade de ajuda para socorrer melhor”, manifestou Nelson Cruz, comandante dos bombeiros.


Os próprios bombeiros voluntários prescindiram de uma verba de 8881 euros atribuída ao dispositivo de combate a incêndios florestais, em prol da associação humanitária. “Todos os anos, quer o quadro de comando quer o quadro ativo, doam uma verba proveniente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para pagar dispositivo de combate a incêndios florestais. São 54 euros por cada 24 horas e fizemos o serviço ao fim de semana de forma graciosa para avolumar o valor angariado”, descreveu Nelson Cruz.


O chefe Joaquim Pinheiro afirmou que “é um orgulho grande prescindirmos deste valor, que para muitos de nós neste tempo que estamos a viver, dava jeito, mas é uma maneira de ajudar a direção porque são precisos muitos equipamentos e apoios”.


Os autarcas também contribuíram para o sucesso deste peditório, ao acompanharem os bombeiros porta a porta em cada freguesia. A Câmara deu 22 mil euros e o presidente, Tinta Ferreira, explicou que “no início do mandato comunicámos que todos os anos contribuíamos com este valor por ano só para o cortejo de oferendas, mas os apoios do município vão mais além disso para que a instituição possa seguir o seu caminho em prol da comunidade”.


“Sem a colaboração do município não teríamos um corpo de bombeiros com capacidade financeira para poder ir tão longe”, vincou.


138.367,16 euros (verba angariada):

A-dos-Francos – 5.800 euros

Alvorninha – 7.650 euros

Câmara Municipal – 22 mil euros

Carvalhal Benfeito – 3.870,80 euros

Comando e corpo combatente – 8.881 euros

Foz do Arelho – 4.000 euros

Landal – 3.700 euros

Nadadouro – 5.010 euros

Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório – 30.000 euros

Salir de Matos – 8.200 euros

Santa Catarina – 8.568,59 euros

Santo Onofre e Serra do Bouro – 14.500 euros

Tornada e Salir do Porto – 11.200 euros

Vidais – 5.036,77 euros


Fonte: Jornal das Caldas

Sem comentários:

Enviar um comentário