CITEVE e ENB Desenvolvem Casaco de Proteção Térmica para Bombeiros - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

CITEVE e ENB Desenvolvem Casaco de Proteção Térmica para Bombeiros

 


“DIF-Jacket” é o nome do projeto que está a ser desenvolvido pelo CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal com a colaboração da Escola Nacional de Bombeiros (ENB). O principal objetivo é produzir um casaco inovador de proteção térmica para bombeiros.

O projeto DIF-Jacket procura desenvolver uma solução inovadora para gerir a quantidade de energia térmica contida num casaco de bombeiro durante o combate ao incêndio e assim prevenir queimaduras na pele. O que poderá resultar numa nova solução em termos de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Apesar do objetivo principal ser a construção de um casaco com elevado desempenho térmico, também se pretende aprofundar o conhecimento sobre o estado térmico do bombeiro durante o incêndio e como vários fatores afetam a resposta térmica do corpo. 

No âmbito deste projeto, deverá realizar-se no próximo ano um workshop para apresentar e divulgar diretrizes de combate ao incêndio que possam ser adotadas pelas corporações de bombeiros.

 

Sítio web do projeto DIF-Jacket: https://difjacketproject.fe.up.pt/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário