Estudo pede Ação nas Matas em Portugal - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Estudo pede Ação nas Matas em Portugal

 


O Observatório Técnico Independente propôs esta quinta-feira a criação de uma “entidade gestora” - cooperativa, sociedade ou fundação - para fazer a gestão do património histórico e florestal do Pinhal de Leiria, retirando essa competência ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).


No estudo técnico entregue na Assembleia da República, são tecidas duras críticas ao desempenho do ICNF, por ter implementado “ações dispersas e não integradas” e apenas numa “pequena fatia” do território.


Três anos após o incêndio de 15 de outubro de 2017, “estão ainda por executar tarefas essenciais”, dizem os peritos, que defendem a revisão do Plano de Gestão Florestal da Mata Nacional de Leiria, que tem 10 anos.


A devastação resultante do incêndio e do furação ‘Lesley’ constituem “uma oportunidade para reavaliar os conceitos, funções e objetivos, ordenamento e gestão das matas nacionais litorais, ajustando-as às expectativas da sociedade e condições biofísicas atuais”, defendem os peritos.


Fonte: Correio da Manhã 

Sem comentários:

Enviar um comentário