Bravos Bombeiros, Não Se Deixem "Comer por Lorpas" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 20 de setembro de 2020

Bravos Bombeiros, Não Se Deixem "Comer por Lorpas"

 


Controlados os enormes fogos que deflagraram em Portugal neste Verão que se aproxima do fim, será tempo de rendermos as devidas homenagens aos «Bravos Soldados da Paz», pela abnegação, pela solidariedade e pelo sacrifício.


Os Bombeiros Voluntários representam o que de melhor tem um povo, justamente porque levam consigo a alma da solidariedade e do amor ao próximo. E, sendo voluntários, nada se lhes pode exigir e tudo tem de se lhes oferecer.


Tempos houve, neste meu país, algures no tempo em que este espírito de solidariedade e de amor ao próximo estava entre a população que, necessitando do próximo, lhe respeitava a propriedade e que, sempre que deflagrava um incêndio, corria célere, com todos os meios ao dispor, para apagar o fogo.


Havia então muito poucos bombeiros, porque não havia dinheiro para meios. Mas sempre que os bombeiros actuavam, lá estava também a população, porque, em cada um, estava um bombeiro.


Hoje, tudo está mudado. Muita gente está malcriada, egoísta, individualista, maldizente e malquerente. Vê a propriedade do vizinho a arder e acha bem. Vê o camião ou o carro estacionado em cima da passadeira, ou o adulto a violentar uma criança e diz: «não tenho nada a ver com isso». Vê um acidente na estrada e nem sequer pára para ver se é necessário algum auxílio.


As imagens das televisões mostraram-nos enormes dramas, muita gente corajosa, mas mostraram-nos também casos de gente que estava à espera que o fogo chegasse a casa para o combater. É inacreditável como está o meu país!…


E no meio de tudo isto ia-se vendo os "Bravos Bombeiros" a dar tudo por tudo para combater este flagelo, alguns até perderam a vida a defender aquilo que não lhes pertencia.


Só este Verão já perderam a vida 5 Bravos Bombeiros a combater incêndios florestais, e por tudo isto vos digo, Bravos Bombeiros, não se deixem "comer por lorpas", porque neste País em que quase ninguém quer saber de nós, não existe uma só árvore que valha a perda de uma vida humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário