Fogo de Alijó já está dominado. Aldeias fora de perigo - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Fogo de Alijó já está dominado. Aldeias fora de perigo


O incêndio que deflagrou na quinta-feira em Alijó está a ser combatido em várias frentes e já se encontra dominado. Durante a madrugada desta sexta-feira, o comandante operacional distrital de Vila Real, Álvaro Ribeiro, disse à Lusa que os bombeiros esperavam controlar as chamas nas horas seguintes

“Temos uma frente ativa que está a ser combatida por meios terrestres e máquina de rasto, outra que está 50% dominada, outra 100% dominada e noutro setor há trabalhos a decorrer favoravelmente, com alguma morosidade devido aos afloramentos rochosos”, informou Álvaro Ribeiro.

Às 07h29, permaneciam no terreno 193 operacionais, apoiados por 60 veículos e uma máquina de rasto, informou Álvaro Ribeiro.

O comandante reiterou que a aldeia de Carlão, na direção da qual as chamas avançaram há algumas horas, está “longe de perigo”.

O alerta foi dado pelas 12h00 de quinta-feira e o fogo teve início perto da zona industrial de Alijó.

Durante a tarde o fogo esteve quase controlado, no entanto, segundo o responsável, numa altura em que os aviões tiveram de fazer um reabastecimento e as máquinas de rasto estavam no local, apareceu vento forte que deu mais intensidade às chamas e o trabalho que estava a ser feito “perdeu-se”.

No início do fogo, um trabalhador de uma empresa que estava a prestar serviços à rede elétrica sofreu ferimentos, foi assistido pelo INEM e transportado para o hospital de Vila Real.

Entretanto, o município de Alijó informou a população que a falta de água que se verificou em várias localidades do concelho se deveu ao corte de eletricidade provocado pelo incêndio.

Durante o dia foram registados nove incêndios neste distrito.

Também em Sabrosa, durante a tarde, o fogo que deflagrou em Roalde causou preocupações, por estar a queimar pinhal e lavrar próximo de aldeias, tendo sido dado como dominado pelas 22h45.

O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.

Fonte: Correio da Manha 

Sem comentários:

Enviar um comentário