Bombeiros de Nelas Comemoraram Centenário - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Bombeiros de Nelas Comemoraram Centenário


O passado dia 24 de junho, ficou marcado pelas comemorações dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Nelas.

“As celebrações ocorreram durante toda a manhã, num dia que ficará marcado na história daqueles que estiveram presentes, fisicamente ou através das redes sociais”, adianta os bombeiros de Nelas.

“Cientes das limitações impostas pela pandemia”, os Bombeiros assinalaram esta data, ainda que de uma forma mais restrita, e todos os momentos puderam ser acompanhados em direto.

Guilherme Almeida, comandante dos Bombeiros de Nelas, refere que o “plano de comemorações anual já estaria definido e que devido à pandemia teve de ser alterado”.

No entanto, seria “importante assinalar uma data tão significativa como esta”.

“Dignificámos o momento, e ficou eternizado, para quem vive esta instituição, e por quem ela passou, foi sem duvida um dia extraordinário”, afirmou.

As comemorações iniciaram-se com o hastear da bandeira no Quartel dos Bombeiros, e nos Paços do concelho.

Seguidamente a cerimónia decorreu dentro da Igreja Matriz, com a celebração da missa, e posteriormente realizou-se a bênção de duas novas viaturas. Foram ainda homenageados e relembrados todos os membros da instituição já falecidos.

Seguiu-se o descerramento da placa comemorativa do centenário no cemitério de Nelas, e ao final da manhã, assistimos à receção das entidades oficiais no Quartel da Rua António Lobo Antunes.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares.

Eduardo Cabrita, fez referência à criação da associação em tempos de pandemia, e à comemoração do centenário no mesmo contexto, “um centenário significa um compromisso de longo prazo com uma comunidade e um exemplo de sucesso daqueles que em tempos difíceis criaram esta associação humanitária, que a consolidaram e que a permitiram chegar com esta dedicação à comunidade e aos tempos de hoje”.

Jaime Marta Soares referiu que a associação “é um marco importante de disciplina, organização e resposta” e sublinhou a sua dedicação às populações”.

Por seu lado, o presidente da Camara, José Borges da Silva, disse que a “instituição é a mais representativa da vila de Nelas”.

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Nelas foi condecorada pelo Ministro de Administração Interna, com uma Medalha de Mérito de Proteção e Socorro no grau ouro e distintivo azul, e foi-lhe ainda atribuída uma Fénix de Honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses. De referenciar pelas várias entidades oficiais, a importância destas corporações, e instituições de proteção civil, em tempos difíceis como o que vivemos.

Fonte: Centro TV

Sem comentários:

Enviar um comentário