Agentes de Proteção Civil Recebem Formação em Maquinaria Pesada - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Agentes de Proteção Civil Recebem Formação em Maquinaria Pesada


Um curso de operações com maquinaria pesada em prevenção e combate a incêndios florestais está a ser promovido junto de 27 agentes de proteção civil pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), indicou hoje aquele organismo.

Em comunicado, a AGIF refere que este curso, que está a decorrer na Lousã até sexta-feira, é ministrado pelo espanhol Juan Bautista García Egido, Chefe do Departamento de Extinção de Incêndios Florestais de Castilla-La-Mancha, no âmbito do programa de intercâmbios de peritos internacionais.

Justificando a importância do curso, a AGIF refere que se tornou evidente nos últimos anos que a utilização de maquinaria pesada reforça a capacidade de intervenção na prevenção estrutural e no apoio ao combate a incêndios rurais.

A agência acrescenta que a maquinaria pesada é um recurso complementar, disponível em todo o país, sendo "imperativo aumentar a qualidade e a eficácia dos técnicos na utilização destes recursos, dado que contribui para um incremento na segurança das operações e reduz a probabilidade da ocorrência de acidentes".

Estão a frequentar o curso 27 formandos de várias entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), designadamente da AGIF, Instituto da Conservação da Natureza e Floresta, Força Especial de Proteção Civil, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, Forças Armadas Portuguesas, Afolceca e Escola Nacional de Bombeiros.

A AGIF sublinha que o curso integra o objetivo do SGIFR de aumentar a capacitação dos agentes e técnicos no terreno para uma intervenção "eficaz, eficiente e segura em matéria de prevenção e combate a incêndios rurais", bem como reforçar o sistema conforme práticas internacionais.

O SGIFR integra o programa de intercâmbio de peritos internacionais, que assenta na frequência de formação, integração de peritos durante as campanhas de incêndios e visitas de capacitação técnica e prática.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário