Incêndios: Rede de Postos de Vigia Já está em Funcionamento - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Incêndios: Rede de Postos de Vigia Já está em Funcionamento


Os 77 postos da Rede Nacional de Postos de Vigia para vigilância e deteção de incêndios rurais entraram em funcionamento na quinta-feira e vão estar ativos até 6 de novembro, indicou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

Estes 77 postos de vigia, que constituem a rede primária, são coordenados pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2020.

Em comunicado, o MAI refere que foram contratados para estes 77 postos de vigia 300 operadores de vigilância, que asseguram o seu funcionamento 24 horas por dia.

O MAI avança que a rede secundária, constituída por 153 postos de vigia, estará ativa de 29 de junho até 15 de outubro.

Durante este período, a Rede Nacional de Postos de Vigia será composta por 230 postos e 920 operadores.

O Ministério tutelado por Eduardo Cabrita salienta que este ano foi feito um balanceamento de cinco postos de vigia da rede secundária para a rede primária, permitindo "uma cobertura mais completa e eficaz do território nacional", nomeadamente nos distritos de Vila Real, Castelo Branco e Aveiro.

O MAI precisa que a atividade da Rede Nacional de Postos de Vigia na área da vigilância e deteção de incêndios rurais nascentes permite "uma intervenção dos meios de combate de forma mais célere e precisa".

Além do alerta às entidades responsáveis pelo combate, a rede de postos de vigia contribui ainda para a georreferenciação da ocorrência, através do processo de triangulação e da produção de informação complementar útil de apoio à decisão operacional.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário