Bombeiros de Viana recebem geradores de ozono para descontaminar viaturas e equipamentos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Bombeiros de Viana recebem geradores de ozono para descontaminar viaturas e equipamentos


Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo receberam geradores de ozono para proceder à descontaminação de veículos de emergência e apoiar ações de descontaminação de equipamentos sociais, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia de Viana considera os equipamentos como fundamentais na luta contra a pandemia de covid-19 já que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “o ozono é o descontaminante mais eficaz para todo o tipo de microrganismos”.

“Os quatro equipamentos adquiridos, modelo Airthereal MA5000, vão ser utilizados para a descontaminação de veículos de emergência, com particular incidência as ambulâncias e espaços interiores dos quartéis dos Bombeiros e Cruz Vermelha, servindo ainda de apoio às ações de descontaminação de Equipamentos Sociais, nomeadamente lares”, refere a mesma nota.

Assim, um equipamento ficará na Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, outro será entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, sendo outros dois distribuídos pelo Centro Hospital do Alto Minho – Cruz Vermelha, em Viana do Castelo e São Romão do Neiva.

“Com estes equipamentos, os danos produzidos sobre os microrganismos torna-os incapazes de desenvolver imunidade ao ozono, como fazem perante outros compostos. O ozono, por ser um gás que tem a capacidade de penetrar e de ocupar todo o espaço de difícil acesso, representa uma grande vantagem sobre outros tipos de descontaminantes”, explica a autarquia.

“O gerador de ozono capta o oxigénio e transfere o mesmo para a placa de Plasma Frio, que converte o oxigénio em ozono, procedendo à descontaminação de microorganismos e a eliminação de odores, operando ainda como um purificador de ar”, vinca a mesma nota.

Na União Europeia, o Regulamento para Produtos Biocidas considera o ozono como biocida para distintos usos, dentro do grupo dos descontaminantes. Está classificado e indicado para desinfeção, entre outros de superfícies, materiais, equipamentos, sistemas de ar condicionado, paredes, pisos de locais públicos e privados, bem como à desinfeção do ar.

Fonte: O Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário