A Sobrevivência da Espécie Humana - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 20 de abril de 2020

A Sobrevivência da Espécie Humana


No passado dia 6 de abril o jornal Publico inseriu um artigo intitulado " Vírus e elefantes", da autoria do professor do Instituto Superior Técnico e diretor do INESC, Arlindo Oliveira.

Neste magnifico texto, o autor reflete a propósito da situação criada pelo novo coronavírus, no contexto da luta da espécie humana pela sobrevivência que dura há milhares de anos,
Deixo à consideração dos leitores uma transcrição da parte final deste artigo:

" Esta Primavera, em que combatemos um novo vírus, é apenas mais um episódio nesta luta pela sobrevivência. 

A espécie humana tem, do seu lado, uma capacidade única para perceber os mecanismos usados por outras espécies. É essa capacidade, a inteligência, que nos distingue dos outros animais e dos outros organismos. É essa capacidade que nos permitirá ultrapassar, sem danos significativos para a civilização, mais esta batalha pela sobrevivência. 

Que não será a última, nem a mais severa. Outros vírus, outras bactérias e outras doenças potencialmente mais letais, continuarão a ameaçar a nossa sobrevivência como indivíduos e, no caso mais dramático, como espécie. Mas a inteligência humana  coloca do nosso lado um arsenal de capacidade inigualável, que permitirá combater qualquer ameaça desta natureza. O maior inimigo da espécie humana não são os vírus, as bactérias ou qualquer outro animal. 

O nosso maior inimigo somos nós mesmos porque, pela primeira vez, uma espécie tem a capacidade de se autodestruir. Esse é o maior risco  para a espécie humana, aquele contra ao qual devemos estar precavidos e atentos."

Repórter Caldeira

Sem comentários:

Enviar um comentário