Universidade Cria Ferramenta para Analisar Fogos Urbanos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Universidade Cria Ferramenta para Analisar Fogos Urbanos


Uma gestão mais eficaz de bombeiros e equipamentos ou a definição do melhor local para instalar um quartel de bombeiros serão possíveis com uma ferramenta para analisar incêndios urbanos que vai ser criada pela Universidade Nova de Lisboa.

O projeto de investigação foi hoje apresentado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova. Aplicando inteligência artificial e metodologias da ciência de dados o projeto chamado AI-4-MUFF vai analisar os fogos urbanos para entender o fenómeno.

O objetivo é desenvolver uma investigação sobre esta área e criar uma nova ferramenta que permita gestão mais eficaz dos recursos da administração pública, diz a faculdade num comunicado.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia lidera o projeto, que envolve mais duas unidades de investigação, o Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial e o Centro de Matemática e Aplicações. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), onde foi apresentado o projeto, é também parceira.

A ANEPC diz, citada no comunicado, que não existem estudos de caráter científico que analisem de forma sistemática os fogos dentro das cidades ou sequer que estudem a multiplicidade de dados recolhidos nos últimos 10 anos.

"Mesmo com um grande número de corporações de bombeiros em regiões mais populosas, não existe qualquer garantia de uma intervenção eficiente e igualitária em todo o país", refere também a ANEPC no documento, considerando que o projeto de investigação vai desenvolver uma ferramenta que irá ajudar os bombeiros locais a tomarem decisões "tecnicamente mais fundamentadas", como distribuir melhor os recursos humanos e os equipamentos, ou mesmo definir a melhor localização para um quartel de bombeiros.

O protótipo do sistema será testado em ambiente real e a ferramenta será implementada inicialmente num conjunto limitado de municípios e corporações de bombeiros.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário