Deputado Duarte Marques acusa PS, BE e PCP de Deslealdade com os Bombeiros - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Deputado Duarte Marques acusa PS, BE e PCP de Deslealdade com os Bombeiros


O deputado do PSD eleito Por Santarém, Duarte Marques, considera que o chumbo da Esquerda à proposta de alargamento do regime de aposentação dos bombeiros é uma “deslealdade perante aqueles que tantos nos protegem” e a única explicação para este desfecho só “pode ter sido a enorme pressão do Governo e do PS sobre o Bloco e o PCP.

Em causa está o facto da proposta de alteração ao Orçamento de Estado para este ano, que previa o alargamento do regime de aposentação doas bombeiros sapadores e municipais aos bombeiros voluntários que integram os quadros das associações humanitárias, ter sido chumbada pelo PS, a que se juntou a abstenção do PSP e Bloco de Esquerda, inviabilizando a iniciativa do PSD que contou apenas com os votos favoráveis do PSD, CDS e PAN e dos deputados da Iniciativa Liberal e do Chega.

Duarte Marques considera o resultado “absurdo tendo em conta as posições públicas destes partidos” e “uma oportunidade desperdiçada para fazer justiça aos bombeiros das associações de voluntários”.

A proposta que o PSD levou a debate tinha como objetivo “alargar o regime de aposentação dos bombeiros sapadores e municipais aos bombeiros que também são profissionais a tempo inteiro das corporações e associações humanitárias que tenham pelo menos 30 anos de serviço efetivo”.

Duarte Marques recordou que “Não faz sentido que os bombeiros que exerçam a sua atividade em corpos de sapadores tenham um regime de aposentação que lhes reconhece o desgaste e esforço de anos e os bombeiros profissionais que desempenham exatamente as mesmas atividades essas funções em associações humanitárias, que até são mais mal pagos, não tenham esse mesmo direito”.

O Deputado do PSD apelou ainda a que este não seja um tema de querela política e de fratura do Parlamento. “Em alguma fase da nossa vida democrática todos os partidos foram unanimes no reconhecimento desta atividade. Essa por isso que apelo à aprovação desta medida com a mesma unanimidade deste Parlamento. Essa não seria uma vitória desta ou de qualquer outra bancada, mas seria sim um enorme sinal de reconhecimento e de homenagem aos bombeiros, a estes homens e mulheres que tanto fazem pela nossa segurança e socorro”, concluiu.

Fonte: Rede Regional

Sem comentários:

Enviar um comentário