Quando os "Galões Sobem" à Cabeça - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Quando os "Galões Sobem" à Cabeça


Acontece um pouco por todos os corpos de bombeiros, elementos, colegas nossos, bombeiros até então, passam a pertencer ao quadro de comando. Alguns deles, humildes como são, continuam a ser as mesmas pessoas que eram até então, outros, com galões ao peito, julgam-se superiores a tudo e todos, e acabam por esquecer as suas origens, os seus valores, os seus amigos, os seus bombeiros...

Hoje deu-me para isto, chamo-lhe de pensamento, muito provavelmente haverá alguém que lhe vai chamar de devaneio ou de loucura, mas tudo bem, que seja, isto é só a minha opinião, e vale o que vale.

Então vamos lá.

Para mim, a amizade é muito mais do que apenas uma ligação amistosa que existe entre duas pessoas, é partilhar o dia-a-dia,é estar presente nos momentos bons, mas sobretudo nos momentos difíceis, pois é nessas alturas que faz falta um ombro amigo para nos ouvir e nos dar o conforto que na altura nos falta.

Os amigos tem um grande e importante papel na nossa vida. Mas será que todos estarão em grau de igualdade? Será que lhe damos a todos o mesmo tratamento?

Não, é óbvio que não. 

Todos nós temos as nossas pequenas hierarquias de amigos. Daí que muitas das vezes, as nossas atitudes o demonstrem de forma tão clara.

Para mim existem três tipos de amigos: Os falsos amigos( ou amigos da onça), amigos de ocasião, e os amigos verdadeiros!

Falsos amigos são aqueles que dizem,juram e prometem, mas no momento da verdade nunca lá estão para nos apoiar, para nos ajudar a dar uma solução aos nossos problemas. Estes amigos que pensamos poder contar com eles para tudo, acabam sempre por nos surpreender pela negativa. Estes são aqueles amigos que nós temos o habito de acompanhar com a frase:"com amigos destes, quem precisa de inimigos?"

Amigos de ocasião.

Estes são como cometas na nossa vida, pois passam na nossa vida de uma maneira quase instantânea, deixando enormes saudades. Por vezes grandes amigos que sempre tivemos, mas por algum motivo tivemos de nos desligar, ou por motivos profissionais, familiares, etc, e estes deixam grandes saudades.

Amigos verdadeiros.

Estes são aqueles em quem nós depositamos toda a nossa confiança, toda a alegria do dia-a-dia, pois sabemos que eles sempre estão, e sempre vão estar ao nosso lado para nos apoiar. Quando necessitamos de ajuda, quando nos encontramos em momentos aflição é a eles que nós procuramos, pois estão sempre dispostos a ajudar-nos, a "esticar a mão", e nunca nos dizem não. Por vezes basta um sorriso de um destes amigos para nos fazer sentir bem e esquecermos todos os problemas à nossa volta.

Amizades vão e vêm, mas este tipo de amizade é a mais estável. A distância não importa, pois amigos verdadeiros podem estar longe ou perto, mas assim que invocamos o seu nome, eles estão lá para se disponibilizarem a ajudar.

Quantos de nós temos amigos com quem nos encontramos uma, duas vezes por semana, mas sabemos que podemos confiar muito mais neles do que por exemplo numa pessoa que partilhe o nosso dia-a-dia.

A amizade depende de cada um, cada pessoa tem a sua maneira de ser, mas antes de virares as costas a alguém, pensa, afinal, eu não gostaria que me fizesses o mesmo, porque a tua amizade para mim é muito importante.

Esta é a minha hierarquia da amizade, e tu, sabes qual é a hierarquia das tuas amizades? Sabes qual é o teu lugar em cada uma das tuas amizades?

"Criticas não me rebaixam, elogios não me elevam, sou o que sou, não o que os outros pensam."

Perante tudo isto apetece-me dizer:
"os galões que se fod@m, afinal, somos todos bombeiros, e acima de tudo deveríamos ser todos amigos"

Sem comentários:

Enviar um comentário