Chamar as Coisas Pelos Nomes - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Chamar as Coisas Pelos Nomes


As palavras humanitários e voluntários parecem andar em maré de azar entre nós. É que cada vez mais ouvimos falar de corpos de bombeiros seguidos da denominação da terra onde existem e sobre o resto pelos vistos não se fala.

Será que anda aí uma onda de vergonha ou menos interesse, ou menos respeito por aquilo que no fundo mais diz às nossa associações, que é o serem humanitárias e compostas por voluntários?

A ANPC também ajuda por que passa a vida a escrever e a falar do corpo de bombeiros de aqui ou dali. Amigos, na verdade tais corpos de bombeiros não existem, ou melhor, existem mas só quando associados à respetiva associação quando falamos obviamente de voluntários. O corpo de bombeiros não é da terra mas é da Associação. E a Associação é que é desta ou daquela terra.

Amigos, por mais que alguns persistam no erro, que na verdade é um erro, nada muda. Nós também não chamamos à fanfarra apenas fanfarra cá da terra. Chamamos fanfarra da associação de bombeiros da terra. Chamamos grupo de teatro ou de cantares cá da terra? Chamamos grupo de teatro ou de cantares da associação de bombeiros cá da terra.

Amigos, não haja vergonha nem preconceitos em falar a verdade. Deixem-se de modernices que querem passar a esponja pela nossa história e fazer crer aquilo que nem somos. Nós somos é humanitários, sem dúvida, e voluntários, acima de tudo.

A Crónica do Bombeiro Manel

Sem comentários:

Enviar um comentário