Politécnico da Guarda forma bombeiros para prevenção de catástrofes - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Politécnico da Guarda forma bombeiros para prevenção de catástrofes


O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai formar bombeiros em "Média e Proteção Civil", uma parceria com a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) devido à necessidade de prevenção e socorro de forma rápida e eficaz.

"Portugal é o país mediterrânico mais devastado pelos incêndios e são precisos profissionais capazes de responder aos fogos de forma rápida e eficaz, o que leva o IPG a lançar uma pós-graduação inédita", salienta um comunicado enviado à agência Lusa.

Em média, segundo a nota, ardem todos os anos quase 140 mil hectares em mais de 22 mil incêndios, "o dobro do número de fogos dos outros países do Mediterrâneo".

Portugal, juntamente com a França, Espanha, Itália, Grécia e Turquia, "totaliza mais de 80% da área consumida no continente europeu anualmente", acrescenta.

"Sendo Portugal dos países que mais sofre com os incêndios florestais, criámos a pós-graduação em 'Média e Proteção Civil' para capacitar os bombeiros para agirem de forma rápida e comunicarem eficazmente perante as situações de crise", afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

Segundo o responsável, pretende-se "profissionalizar elementos ligados à Proteção Civil e ao Socorro, dotando-os de competências teórico-práticas para possibilitar uma maior eficiência nas áreas da proteção civil".

Por seu lado, o presidente da ENB considera que "com este projeto dá-se mais um passo no objetivo de ser criada uma rede de conhecimento dos bombeiros e de outros agentes de Proteção Civil na região da Guarda".

A Pós-Graduação em "Média e Proteção Civil", certificada pelo IPG e pela ENB, terá a duração de dois semestres e está prevista que arranque no início de 2020.

A formação irá permitir analisar contextos de prevenção, fazer planeamento de riscos, dar respostas face a catástrofes ou crises de emergência e comunicar de forma rápida e transparente com os órgãos de comunicação social - um dos principais canais de difusão de informação para a população.

As aulas serão lecionadas pelos professores do IPG em conjunto com os profissionais da ENB e da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda.

Parte da formação está prevista nas instalações da ENB em Sintra e Lousã, para um maior contacto com os equipamentos ligados à proteção civil e para troca de experiências com os profissionais que atuam diariamente no terreno.

"Trata-se de uma pós-graduação pioneira, que potencialmente irá ser frequentada maioritariamente por bombeiros", salienta Paulo Amaral, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda, salientando que o acesso àquela formação "será sempre uma mais-valia para todos em caso de catástrofe".

O lançamento da pós-graduação insere-se num protocolo de colaboração entre o IPG e a ENB, que vai ser assinado na terça-feira, na Guarda, pelas 14:30, com a presença da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

O protocolo inclui o desenvolvimento de projetos de formação superior, a realização de colóquios e de congressos nas duas entidades, e também o apoio a estágios e à realização de projetos de investigação.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário