Os Sábios e os Incêndios - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Os Sábios e os Incêndios


Como desde há décadas tem acontecido, uma grande vaga de incêndios florestais suscita dezenas de opiniões sobre como resolver o assunto. Só que o excesso de fogos não se resolve repetindo receitas inexequíveis.

Falta limpar as matas, repete-se pela enésima vez. E lá vêm de novo propostas para pôr soldados, presos, desempregados, beneficiários do rendimento social de inserção, etc. a limpar matas e a abrir caminhos. 

Não se diz se com algum salário, ainda que simbólico. Nem o que fazer com os resíduos (biomassa?). Denuncia-se que as matas do Estado dão mau exemplo em matéria de limpeza. E que as leis não são cumpridas. Também se critica o excesso de eucaliptos e de pinheiros – as espécies que dão dinheiro e depressa.

Seria mais interessante, mas mais trabalhoso, saber por que motivo nada de eficaz se concretizou em escala significativa ao longo de tantos anos. Se calhar, está errada a ideia defendida desde há quase um século de que Portugal deve ser um país de floresta. Talvez interesse, afinal, ter mais agricultura e menos árvores. É tudo uma questão de incentivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário