O comandante dos Bombeiros Voluntários de Baltar, Delfim Cruz, e quatro elementos do comando, pediram a exoneração dos cargos, na semana passada, e estarão de saída da associação humanitária a 31 de dezembro.
Foi durante uma formatura, na sexta-feira à noite, e perante o corpo de bombeiros, que o comandante dos Bombeiros Voluntários de Baltar, no concelho de Paredes, pediu a exoneração do cargo e, à sua decisão, juntaram-se os restantes elementos do comando.
Contactado pelo Jornal A VERDADE, o comandante Delfim Cruz evitou prestar declarações, limitando-se a afirmar que “não entendia ter nada a dizer” e que os esclarecimentos deviam ser prestados pela direção.
Já o presidente da associação humanitária, José Alberto Sousa, confirmou que se vivia um período de “mau-estar” dentro da instituição e adiantou que “o que acontece é que o comandante estará desagradado com o corpo de bombeiros”.
José Alberto Sousa afirmou ainda que “este é um processo recorrente” dentro deste “tipo de associações” e que, “periodicamente, criam-se grupos de reivindicações”.
O presidente da instituição afastou a ideia de que a decisão estaria ligada a conflitos entre o comando e a direção e justificou que têm sido feitos investimentos constantes na formação, em viaturas e na criação de condições para “melhorar a capacidade de resposta” do corpo ativo, e deu como exemplo a requalificação do quartel, obra inaugurada no ano passado.
Apesar do pedido de exoneração, José Alberto Sousa garantiu que as boas relações entre a direção e o comando se mantêm e que o comandante Delfim Cruz “vai passar para o Quadro de Honra, tendo em conta os ótimos serviços prestados durante muitos anos”.
O segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Baltar confirmou ao Jornal AVERDADE que os quatro elementos do comando também terão pedido exoneração. António Ferreira explicou que “é lógico que os elementos do comando também peçam a exoneração para o novo comandante formar a sua equipa”, e não quis apontar razões para a decisão.
Fonte: A Verdade
Sem comentários:
Enviar um comentário