Bombeiros de Felgueiras Comemoram 121 Anos e Apresentam Novo Quartel - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Bombeiros de Felgueiras Comemoram 121 Anos e Apresentam Novo Quartel


No dia em que comemoram os 121 anos de existência, os Bombeiros Voluntários de Felgueiras vão inaugurar as obras de ampliação e beneficiação do quartel. A cerimónia acontece já no próximo domingo, dia 24 de novembro, e contam com a presença da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

“Representa um anseio muito grande”, começou por dizer o comandante dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras, Júlio Pereira, em declarações ao Jornal A VERDADE. De acordo com o operacional “o quartel atual tem quase 50 anos, está desajustado à nossa realidade, é pouco funcional”.

As obras de remodelação e ampliação do quartel, que totalizam um investimento de mais de um milhão de euros, foram realizadas num terreno de mais de três mil metros quadrados, doado pela autarquia de Felgueiras. De referir que as intervenções foram feitas ao abrigo de uma candidatura a fundos europeus, levada a cabo pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras. “O esforço da direção foi enorme”, apontou o comandante.

A corporação conta, atualmente, com cerca de 90 operacionais no ativo, sendo que parte são mulheres e este novo quartel foi também feito a pensar nelas. “O antigo quartel, quando foi construído foi pensado apenas para homens, porque na altura não havia mulheres bombeiro. Tivemos de o adaptar, mas o novo terá muito mais condições, tanto para mulheres como para homens”, apontou.

Para Júlio Pereira o novo quartel servirá também para “os bombeiros continuarem a servir o próximo, que é esse o propósito”.

As intervenções consistiram na construção de novos espaços, bem como a remodelação de alguns já existentes. As garagens das viaturas de incêndio serão separadas das garagens das ambulâncias, haverá novos balneários e sanitários masculinos e femininos, vestiários de fardamento, espaço de convívio, oficina, área de comando, central de comunicações e novas camaratas.

As comemorações do 121.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras iniciam com o hastear da bandeira, segue-se a eucaristia, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, no Santuário de Santa Quitéria. A formatura Geral está marcada para as 11h15 e, pelas 11h30 dá-se a receção às entidades. A partir das 12h00 serão apresentadas as novas viaturas da corporação e, 15 minutos depois, acontece a inauguração das obras de ampliação e beneficiação do quartel, seguindo-se a sessão solene. As comemorações terminam com um almoço convívio.

Fonte: Jornal A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário