Seminário no Porto Debate Incêndios Urbanos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 12 de outubro de 2019

Seminário no Porto Debate Incêndios Urbanos


A sala em homenagem a António de Oliveira Calém, no emblemático Palácio da Bolsa, no Porto, acolheu os cerca de 90 bombeiros que quiseram assistir a um seminário técnico sobre os incêndios urbanos nos centros históricos. Para participar no encontro, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, promotora do evento, convidou cinco especialistas.

Do painel de convidados fizeram parte operacionais do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa e do Batalhão Sapadores do Porto, que relembraram os incêndios que marcaram a história das cidades de Lisboa e do Porto.

O incêndio do Chiado, referido pelo Chefe de 2ª classe, Almerindo Ferreira, do RSB, terá sido o ponto de partida para a renovação da proteção civil na cidade de Lisboa com um maior e melhor investimento em equipamentos, viaturas e formação.

Também na cidade Invicta, incêndios como os que ocorreram no Coliseu e na Universidade do Porto foram referidos pelo subchefe principal Vítor Caldas, do Batalhão Sapadores Bombeiros do Porto, que salientou a necessidade de apostar na formação e na sensibilização da população, de forma a diminuir o impacto dos incêndios e a sua frequência.

Incêndios, estes que, de acordo com o subchefe de 2º Classe, João Nogueira, tem vindo a diminuir, com exceção do ano de 2018 em que houve um pico de ocorrências, fenómeno este associado ao aumento de população residente e volante na cidade e ao aumento exponencial do turismo.

Para a diminuição e minimização das consequências dos incêndios na Invicta os dois especialistas foram unânimes em afirmar a contribuição da melhoria da capacidade do Batalhão Sapadores do Porto para fazer frente a estas ocorrências.

A este propósito, na sua intervenção, o Comandante do BSB, Major Carlos Saraiva Marques salientou o recente reforço de viaturas, de equipamentos e de efetivos do corpo de bombeiros que comanda, salientando a importância deste evento para chamar a atenção da comunidade para a problemática dos incêndios urbanos.

Uma aposta da autarquia salientada pelo presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, que relevou a exponencial melhoria de condições de trabalho dos bombeiros do Batalhão Sapadores Bombeiros do Porto.

Já a Engenheira Esmeralda Paupério salientou a importância de formar os bombeiros para a forma como devem desempenhar o seu trabalho, salvaguardando também o património cultural, de forma a minimizar os estragos em edifícios históricos e do seu espólio.

A intervenção do enfermeiro Mário Lopes salientou, por outro lado, o socorro às vítimas dos incêndios e a importância do socorro que é prestado pelos bombeiros, numa primeira instância. A melhoria da formação e a rapidez do transporte destas vítimas tem tido reflexo na diminuição da percentagem de vítimas mortais decorrentes da inalação de fumos, nomeadamente de cianeto de hidrogénio e de monóxido de carbono.

Todos os intervenientes salientaram a importância da realização de simulacros para que seja possível treinar procedimentos dos operacionais (que deverão ter também uma formação uniformizada) e procedimentos das populações.

Esta iniciativa da ANBP decorreu no âmbito das XXVII Jornadas de Prevenção e Segurança nas Floresta do Betão e deverá repetir-se noutras cidades do país.

Fonte: Alto Risco

Sem comentários:

Enviar um comentário