Os (Des)Lideres dos Bombeiros - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 5 de outubro de 2019

Os (Des)Lideres dos Bombeiros


Hierarquia é a ordenação de elementos em ordem de importância, podendo significar também, mais especificamente:

A distribuição ordenada de poderes.

A graduação das diferentes categorias de funcionários ou membros de uma organização ou instituição.

A ordenação de elementos visuais para tornar a informação mais facilmente inteligível ou para destacar elementos de uma composição.

Como tal será perentório dizer que o exemplo deverá sempre começar de cima.

Muitos deverão estar a pensar, “mas afinal qual a finalidade disto?”- pois bem eu explico.

Sou da opinião que em qualquer instituição ou empresa as hierarquias devem ser sempre respeitadas e seguidas como tal, o problema é que muitas das vezes existem pessoas que usam e abusam dos cargos que ocupam, não olhando sequer a fins para atingir determinados objetivos.

Costumo dizer que vale mais um bom líder, do que dez chefes, pois um líder diz vamos, enquanto um chefe diz vai.

Tenho assistido nos últimos tempos a várias situações desagradáveis um pouco por todo o país no que diz respeito a corpos de bombeiros. Chego à conclusão que, começa-se a perder o respeito pelos mais “velhos”, começa-se a perder o respeito por quem foi nomeado legalmente para um sector ou cargo, e isto, começa a ser decorrente.

Infelizmente, muitos dos nossos graduados começaram a desleixar-se, começaram a deixar a andar, a olhar para o lado e assobiar, e muitos deles fazem de conta que nada do que se vai passando nos seus corpos de bombeiros, é responsabilidade deles.

Fomos confrontados nos últimos tempos com situações que nada abonam a nosso favor que somos Bombeiros, situações que nada dignificam a farda que vestimos, desde bombeiros incendiários, bombeiros a traficar droga em viaturas dos corpos de bombeiros, bombeiros apanhados dentro do quartel em atos sexuais e até bombeiros agredir os seus superiores. Tudo isto é vergonhoso, mas será que os nossos graduados não terão responsabilidades no meio de tudo isto?

Meus amigos, esta é só a minha opinião, mas acho que tudo isto tem a ver, com respeito e educação interna, tudo isto tem a ver com valores que são transmitidos, sou da opinião que todos nós enquanto bombeiros que somos, podemos e devemos combater e denunciar estas causas, para que a imagem dos bombeiros seja dignificada.

Fico triste com tudo isto, fico triste quando vejo chefes a dar maus exemplos, fico triste quando vejo bombeiros a desrespeitar os seus superiores, fico triste quando vejo que aquilo que deveria ser uma família, se transforma em assembleias de mau dizer e mau fazer.

Os Bombeiros em Portugal não são isto, os Bombeiros em Portugal não podem, nem devem ser isto, como tal é nosso dever honrar e dignificar a farda que vestimos, as divisas que usamos e as pessoas que socorremos.

Com tudo isto só me resta dizer que, as hierarquias podem e devem começar sempre de cima, pois o exemplo além de poder ser adquirido, também pode e deve ser seguido se for um bom exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário