Vinte e um concelhos dos distritos de Viseu, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Beja e Faro apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, estão sob este alerta os concelhos de Tabuaço (Viseu), Gavião e Nisa (Portalegre), Odemira (Beja), Vila Velha de Rodão, Proença-a-Nova e Vila de Rei (Castelo Branco).
No distrito de Santarém, há seis concelhos com risco elevado de incêndio, nomeadamente Tomar, Vila Nova da Barquinha, Constância, Sardoal, Abrantes e Mação.
O distrito de Faro é o que apresenta o maior número de concelhos com este alerta: Aljezur, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim e Alcoutim, adianta-se na informação publicada no site do IPMA.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje nas regiões Norte e Centro céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até final da manhã, em especial no litoral, tornando-se muito nublado no Minho para o final do dia.
O vento soprará fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante oeste, soprando temporariamente forte (até 45 km/h) nas terras altas da região Centro, em especial a partir da tarde.
Para a região Sul, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã. O vento estará fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando temporariamente forte (até 45 km/h) nas terras altas, em especial a partir da tarde. O IPMA prevê para o continente uma pequena descida da temperatura máxima no litoral.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 25 graus Celsius em Lisboa e em Bragança, 22 na Guarda, 20 em Viana do Castelo, 28 em Évora, 26 em Beja e 27 em Faro.
Fonte: Noticias ao Minuto
Sem comentários:
Enviar um comentário