Voluntários Vão Combater Fogos na Serra de Monchique - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 10 de agosto de 2019

Voluntários Vão Combater Fogos na Serra de Monchique


A freguesia de Alferce, no concelho de Monchique, vai dispor de uma Unidade Local de Proteção Civil, que integrará um grupo de 30 voluntários aptos a intervir em caso de incêndio. 

"Se não houver mais ninguém, seremos nós a fazer a primeira intervenção no combate ao fogo", diz José Gonçalves, presidente da junta. 

No ano passado, a sede de freguesia esteve rodeada pelas chamas e sem meios de socorro para proteger a população. 

Os voluntários vão receber não só formação no combate a incêndios como em suporte básico de vida. A junta dispõe de cinco kits - que incluem reservatórios de águas, mangueiras e bombas de água - para instalar em veículos devidamente identificados. 

O presidente da junta revela que esta é a primeira equipa do género criada no Algarve, que passará a fazer parte da Proteção Civil.

Freguesia arrasada por dois incêndios em apenas 15 anos
Alferce, que tem pouco mais de 400 habitantes, a maior parte idosos, sofreu vários incêndios nas últimas décadas. Os anos de 2003 e 2018 "foram dramaticamente catastróficos, com a destruição de mais de 90% da sua área", segundo refere a junta na nota introdutória do regulamento que cria a nova unidade de Proteção Civil. 

O único ferido grave causado pelo grande fogo de 2018, que destruiu cerca de 27 mil hectares da serra de Monchique, aconteceu nesta freguesia.

Fonte: Correio da manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário