A freguesia de Alferce, no concelho de Monchique, vai dispor de uma Unidade Local de Proteção Civil, que integrará um grupo de 30 voluntários aptos a intervir em caso de incêndio.
"Se não houver mais ninguém, seremos nós a fazer a primeira intervenção no combate ao fogo", diz José Gonçalves, presidente da junta.
No ano passado, a sede de freguesia esteve rodeada pelas chamas e sem meios de socorro para proteger a população.
Os voluntários vão receber não só formação no combate a incêndios como em suporte básico de vida. A junta dispõe de cinco kits - que incluem reservatórios de águas, mangueiras e bombas de água - para instalar em veículos devidamente identificados.
O presidente da junta revela que esta é a primeira equipa do género criada no Algarve, que passará a fazer parte da Proteção Civil.
Freguesia arrasada por dois incêndios em apenas 15 anos
Alferce, que tem pouco mais de 400 habitantes, a maior parte idosos, sofreu vários incêndios nas últimas décadas. Os anos de 2003 e 2018 "foram dramaticamente catastróficos, com a destruição de mais de 90% da sua área", segundo refere a junta na nota introdutória do regulamento que cria a nova unidade de Proteção Civil.
O único ferido grave causado pelo grande fogo de 2018, que destruiu cerca de 27 mil hectares da serra de Monchique, aconteceu nesta freguesia.
Fonte: Correio da manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário